Apresentação do dossiê - Automedialidade: a criação estética como prática humana de reinvenção de si, do outro e do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1147

Palavras-chave:

Automedialidade, Narrativas, Imagens

Resumo

O dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética destaca-se por sua inovadora perspectiva epistêmica, teórica e de métodos de investigação no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação. Como se verá nos textos aqui reunidos, as temáticas voltam-se para o terreno de práticas, sem dúvidas, ancestrais, a dança, a música, o grafismo, uma vez que a criação estética é um modo de expressão criativa do humano, desde tempos imemoriais. No entanto, enquanto campo de estudo automedial, essas práticas se apresentam para a pesquisa (auto)biográfica como uma forma de compreensão do humano constituir-se sujeito e do seu poder de expansão de si como ator-criador, narrador e agente social. A noção de automedialidade, como se sabe, nasce nos estudos literários e estéticos, e se caracteriza enquanto espaço-tempo do humano e de seu direito de exercer sua liberdade de criar e de se auto(re)criar. Nesse sentido, tal conceito dá lugar a uma fecunda expansão de objetos de pesquisa ao ampliar para além da escrita (grafia), outras modalidades gráficas – desenho, pintura, música, gestos... – como forma mediadoras das relações do si mesmo (autos) com a vida (bios), com o outro (alter), com o eu (ego) e com a Terra, nosso habitat (oïkos) natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3, França. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa-Formação, Representações e Subjetividade (GRIFARS) da UFRN, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista de produtividade CNPq - Pq1-D-Ed.

Christine Delory-Momberger, Université Sorbonne Paris Nord

Professora em Ciências da Educação da Universidade Paris 13, Sorbonne Paris Cité. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Fundadora da Universidade Ouverte du Sujet dans la Cité (UOSC) e presidente do Colégio Internacional da Pesquisa Biográfica em Educaçao (CIRBE). diretora científica da revista Le sujet dans la Cité. Revue internationale de recherche biographique e codiretora – em colaboração com Alain Brossat e Michel Agier – das ediçoes extras da revista Actuels

Referências

Dossiê Automedialidade v 8, n. 23, 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

PASSEGGI, M. da C.; DELORY-MOMBERGER, C. Apresentação do dossiê - Automedialidade: a criação estética como prática humana de reinvenção de si, do outro e do mundo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1147, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1147. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19454. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)