O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?

Autores

  • Jane Maria Braga
  • Reginaldo Fernando Carneiro Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249

Palavras-chave:

Narrativas, Formação matemática, Estudantes de Pedagogia.

Resumo

Uma possibilidade de investigação e formação do professor que ensina matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser efetivada pela escrita de narrativas. Temos como objetivo, neste artigo, investigar as percepções de estudantes de Pedagogia sobre sua formação matemática na Educação Básica e na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I – FTM I – a partir de narrativas escritas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos, para a produção de dados, duas narrativas de 58 estudantes de um curso de Pedagogia. Na primeira delas, eles abordaram as lembranças de matemática e seu ensino durante a sua escolarização e na seguinte, escrita após terem cursado FTM I, eles retomaram a suas lembranças e refletiam sobre o processo formativo vivenciado nessa disciplina. A análise evidenciou que os estudantes trouxeram lembranças da memorização e da repetição para a aprendizagem, no entanto, alguns apresentaram situações vivenciadas e materiais que rompiam com essa maneira de ensinar matemática. As problematizações e as reflexões ocorridas em FTM I dão indícios que os estudantes passaram a ver o ensino de matemática com outro olhar e que poderão ter uma prática docente diferente daquela que vivenciaram em sua trajetória escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Maria Braga

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – e mestre em Educação. Formada em Pedagogia também UFJF. Professora e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GREPEM. 

Reginaldo Fernando Carneiro, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática e Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOLÍVAR, Antonio. A pesquisa biográfica e narrativa: fundamentos epistemológicos e metodológicos. [201-]. Disponível em: <http://www.ugr.es/~abolivar/Publicaciones.html>. Acesso em: 05 mar. 2015.

CUNHA, Maria I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102255519970001000 10#1aut>. Acesso em: 20 mai. 2008.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 1-37, 1995.

GARCÍA, Carlos M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 51-76.

HAMMERNESS, Karen, DARLING-HAMMOND, Linda, BRANSFORD, John, BERLINER, David, COCHRAN-SMITH, Marilyn, MACDONALD, Morva, ZEICHNER, Kenneth. How teachers learn and develop. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John. (Eds.). Preparing teachers for a changing world: what teachers should learn and be able to do. United States of America: Jossey-Bass, 2005. p. 358-389.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010. p. 59-79.

LOPES, Celi A. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo profesional docente: ¿Cómo se aprende a enseñar? Madri: Narcea, 2009.

MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

NACARATO, Adair M. A formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, SP, v. 23, n. 37, p. 905-930, 2010.

NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Cármen L. B. A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PASSOS, Cármen L. B. Trajetória de uma professora que ensina matemática nos anos iniciais marcada em narrativas. In: FURLANETTO, Ecleide C.; NACARATO, Adair N.; GONÇALVES, Terezinha V. O. Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes. Curitiba: CRV, 2018. p. 181-193.

PLACCO, Vera M. N. S.; SOUZA, Vera L. T. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

SERODIO, Liana A.; PRADO, Guilherme V. T. Metodologia narrativa de pesquisa em Educação na perspectiva do gênero discursivo bakhtiniano. In: PRADO, Guilherme V. T.; SERODIO, Liana A.; PROENÇA, Heloisa D. M.; RODRIGUES, N. C. Metodologia narrativa de pesquisa em Educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 91-127.

SERRAZINA, Maria L. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 6, n. 1, p. 266-283, mai. 2012.

SERRAZINA, Maria L., MATOS, José M. Didáctica da matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Vozes, 2012.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Por una historia de la cultura escolar: enfoques, cuestiones, fuentes. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE HISTORIA CONTEMPORÁNEA, 3., 1998, Valladolid – España. Anais… Valladolid – España, 1998, p. 167-183. Disponível em: <http://www.ahistcon.org/docs/Valladolid.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

BRAGA, J. M.; CARNEIRO, R. F. O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 230–249, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727. Acesso em: 13 nov. 2024.