O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?

Autores

  • Jane Maria Braga
  • Reginaldo Fernando Carneiro Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249

Palavras-chave:

Narrativas, Formação matemática, Estudantes de Pedagogia.

Resumo

Uma possibilidade de investigação e formação do professor que ensina matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser efetivada pela escrita de narrativas. Temos como objetivo, neste artigo, investigar as percepções de estudantes de Pedagogia sobre sua formação matemática na Educação Básica e na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I – FTM I – a partir de narrativas escritas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos, para a produção de dados, duas narrativas de 58 estudantes de um curso de Pedagogia. Na primeira delas, eles abordaram as lembranças de matemática e seu ensino durante a sua escolarização e na seguinte, escrita após terem cursado FTM I, eles retomaram a suas lembranças e refletiam sobre o processo formativo vivenciado nessa disciplina. A análise evidenciou que os estudantes trouxeram lembranças da memorização e da repetição para a aprendizagem, no entanto, alguns apresentaram situações vivenciadas e materiais que rompiam com essa maneira de ensinar matemática. As problematizações e as reflexões ocorridas em FTM I dão indícios que os estudantes passaram a ver o ensino de matemática com outro olhar e que poderão ter uma prática docente diferente daquela que vivenciaram em sua trajetória escolar.

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Biografia do Autor

Jane Maria Braga

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – e mestre em Educação. Formada em Pedagogia também UFJF. Professora e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GREPEM. 

Reginaldo Fernando Carneiro, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática e Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF.

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

BRAGA, J. M.; CARNEIRO, R. F. O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 230–249, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727. Acesso em: 22 dez. 2024.