Narrativas de estudantes, filhos de catadores de materiais recicláveis, suas famílias e as relações estabelecidas
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1846-1863Palavras-chave:
(Auto)biografia, Memória, História de VidaResumo
Uma questão recorrente no contexto escolar é a indagação de como a escola lida com os estudantes advindos da classe popular, em especial os pertencentes ao grupo de catadores de material reciclável, já que a própria estrutura histórica, social e cultural dessa instituição apresenta-se como exclusão para o grupo. O presente artigo tem como objetivo geral compreender a partir do olhar dos estudantes, filhos de catadores de material reciclável, o grupo familiar e as relações estabelecidas nesse núcleo. Participaram deste trabalho 65 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 10,75 anos (35 meninas; 30 meninos), sendo 36 residentes na ocupação Santa Luzia, e 29 na Região Administrativa Estrutural, do Distrito Federal. A trajetória da pesquisa foi sendo constituída a partir do método autoecobiográfico que envolveu a participação nas oficinas autoecobiográficas, a observação participante e as entrevistas semiestruturadas. Ao articular as estratégias para a constituição das narrativas foi-se ao encontro da análise interpretativa das fontes biográficas. Pode-se inferir que a família para esses estudantes é um território das relações afetivas, onde o trabalho e a vida se entrelaçam e definem papéis e estratégias de sobrevivência.
Palavras-chaves: Estudantes filhos de catadores de material reciclável. Família.
Downloads
Referências
ALTERTHUM, Camila Carvalhal. O encontro com crianças filhas de catadores de papel: sinalizações para uma creche e uma pesquisa com a “nossa cara”. Belo Horizonte, 2005. p.126 Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais; 2005.
BARBOZA, Daiani. As múltiplas cidades na cidade: as relações estéticas dos catadores de material reciclável com a polifonia urbana. Santa Catarina, 2013. 276p. Tese Doutorado em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina; 2012.
BENSEN, Gina Rizpah. Sustentabilidade dos Programas de coleta seletiva com Inclusão social: Avanços, desafios e indicadores. IV Encontro Nacional da ANPPAS, 4,5,6 de julho de 2008. Brasília, DF, Brasil. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2013.
______. A coleta seletiva com inclusão de catadores: construção participativa de indicadores e índices de sustentabilidade. São Paulo, 2011. 275p. Tese Doutorado em Saúde Pública. Universidade Federal de São Paulo; 2011.
BIRKBECK, C. Self-employed proletarians in an Informal factory: the Case ofCali’s garbage dump. World Development Journal, v. 6, n. 9/10, p. 1173-1185, 1978. Disponível em: <http://previous.wiego.org/publications/RegionCountry/LatiAmerica/Birkbeck_self_employed_proletarians.pdf> Acesso em: 10 jul. 2013.
[CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PÓLIS] Coleta Seletiva com inclusão dos catadores. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.polis.org.br/uploads/1008/1008.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2013.
COSTA, Cláudia Moraes da. Reciclagem e Cidadania: a trajetória de vida de catadores de material reciclável. Brasília, 2008. 155 f. Dissertação Mestrado em Educação – Universidade de Brasília; 2008. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1889/1/2008_ClaudiaMoraesCosta.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2012.
______ Cláudia Moraes. A práxis do viver como epistemologia: o saber sentido da/na escola como forma de emancipação da condição humana no viver na terra, 2016. 261f. Tese de Doutorado em Educação – Universidade de Brasília; 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21924
DIAS, Sônia Maria. Trajetórias e memórias dos Fóruns Lixo e Cidadania no Brasil: experimentos singulares de justiça social e governança participativa. Belo horizonte, 2009. 339 f. Tese Doutorado em Ciências Políticas – Universidade Federal de Minas; 2009.
FERREIRA, Carla Patrícia Martins. A formação do sentido e o sentido da vida: o Círculo ecobiográficos com educadores e as experiências afetivas formadoras em sua relação com o semiárido cearense. Ceará, 2011. 190p. Tese de Doutorado em Educação – Universidade Federal do Ceará; 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3357/1/2011_Tese_KPMFerreira.pdf> Acesso em: 6 jul. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6ed. Rio de janeiro. Paz e Terra. 1997
JANUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil. Campinas: Alínea, 2001.
MELO FILHO, Benício de. O valor econômico e social do lixo de Brasília. Curitiba: universidade Federal do Paraná. 2005.
SAWAIA, Bader Burihan. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. IN: SAWAIA Bader Burihan. Artimanhas da exclusão: Uma análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999. P. 97-118.
SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Bahia, 2004. 337 f. Tese Doutorado em Educação – Universidade Federal da Bahia; 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf.>. Acesso em: 10 jul. 2014.
TEIXEIRA, Marília Magalhães. Realidade Revelada: Os catadores informais de materiais recicláveis no contesto da Universidade de Brasília, 2010. 189 f. Dissertação de Mestrado– Universidade de Brasília; 2010. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/7136>. Acesso em: 25 jul. 2014.