Narrativas de estudantes, filhos de catadores de materiais recicláveis, suas famílias e as relações estabelecidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1846-1863

Palavras-chave:

(Auto)biografia, Memória, História de Vida

Resumo

Uma questão recorrente no contexto escolar é a indagação de como a escola lida com os estudantes advindos da classe popular, em especial os pertencentes ao grupo de catadores de material reciclável, já que a própria estrutura histórica, social e cultural dessa instituição apresenta-se como exclusão para o grupo. O presente artigo tem como objetivo geral compreender a partir do olhar dos estudantes, filhos de catadores de material reciclável, o grupo familiar e as relações estabelecidas nesse núcleo. Participaram deste trabalho 65 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 10,75 anos (35 meninas; 30 meninos), sendo 36 residentes na ocupação Santa Luzia, e 29 na Região Administrativa Estrutural, do Distrito Federal. A trajetória da pesquisa foi sendo constituída a partir do método autoecobiográfico que envolveu a participação nas oficinas autoecobiográficas, a observação participante e as entrevistas semiestruturadas. Ao articular as estratégias para a constituição das narrativas foi-se ao encontro da análise interpretativa das fontes biográficas. Pode-se inferir que a família para esses estudantes é um território das relações afetivas, onde o trabalho e a vida se entrelaçam e definem papéis e estratégias de sobrevivência.

Palavras-chaves: Estudantes filhos de catadores de material reciclável. Família.

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Biografia do Autor

Cláudia Moraes da Costa Vieira, Secretaria de Educação do Distrito Federal- SSPDF Faculdade de Educação - UNB UNI Projeção

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Área de pesquisa: Educação Ambiental e Educação do Campo. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2008) na área de Educação Ambiental e Ecologia Humana. Especialista na área de formação de professores dos anos iniciais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1988). Atua como professora da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 1989. Tem experiência na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com ênfase em Pedagogia, Educação Matemática, Educação Ambiental e Ecologia Humana. Tutoria de curso à distancia. Gestão e Coordenação Pedagógica de escola dos anos iniciais. Docência na educação básica e superior.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

DA COSTA VIEIRA, C. M. Narrativas de estudantes, filhos de catadores de materiais recicláveis, suas famílias e as relações estabelecidas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1846–1863, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1846-1863. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8061. Acesso em: 25 abr. 2024.