Narrativas de formação de professores de matemática sobre os Estágios Supervisionados

Autores

  • Maria das Graças Abreu
  • Maria Auxiliadora Bueno de Andrade Megid PUC-Campinas
  • Alessandra Rodrigues de Almeida PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p250-263

Palavras-chave:

Formação de professores, Narrativas, Educação Matemática, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo analisa experiências de formação de estudantes de um curso de licenciatura de Matemática de uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo, que participaram de disciplinas relacionadas aos estágios docentes entre os anos de 2014 a 2018. São apresentadas e colocadas em discussão as orientações e estratégias de organização das disciplinas, bem como a execução e a realização das mesmas pelos envolvidos. Por estratégia reflexiva, foram adotadas as narrativas de vida e de formação, tanto no decorrer das disciplinas como na apresentação de um relatório final. Tais ações possibilitaram o processo reflexivo dos licenciandos sobre si e sobre a formação profissional. As narrativas, produzidas nesse percurso formativo, proporcionaram rememorar as experiências vivenciadas e também confrontar expectativas, sonhos e realidade, tanto profissional quanto da realidade educacional. Foi possível identificar os efeitos dessa proposta de formação, como propulsora de reflexão sobre o percurso de aprendizagem docente, em que os participantes, ao narrarem suas experiências, encontraram possibilidades para uma ampliação da capacidade de conhecer-se e reconhecer-se na complexidade do ambiente formativo e educacional.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Abreu

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutoranda em Educação pelo PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora da PUC-Campinas nos cursos de Matemática e Pedagogia. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Maria Auxiliadora Bueno de Andrade Megid, PUC-Campinas

Mestra e Doutora em Educação – Educação Matemática pela Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Campinas. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Alessandra Rodrigues de Almeida, PUC-Campinas

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Professora Colaboradora da Unicamp vinculadas aos Programas PECIM e Mestrado Profissional – Grupo de pesquisa: CIEspMat – Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor que Ensina Matemática.

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

ABREU, M. das G.; MEGID, M. A. B. de A.; ALMEIDA, A. R. de. Narrativas de formação de professores de matemática sobre os Estágios Supervisionados. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 250–263, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p250-263. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5730. Acesso em: 13 nov. 2024.