(Re)pensar a formação docente: narrativas auto[bio]gráficas dos/as professores/as de química campesinos/as
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1101Palavras-chave:
Formação de professores de química, Educação à distância, Narrativas autobiográficas, Memoriais, Estágio curricular supervisionadoResumo
As experiências vividas por cada sujeito vindos da zona rural e a influência na sua formação profissional docente, ainda é palco de pouca discussão no que diz respeito a formação de professores de química no Brasil, sobretudo no Nordeste. A partir de tal problematização, o objetivo geral desta investigação propõe refletir sobre as narrativas autobiográficas contidas nos memoriais dos alunos da zona rural do Curso de Licenciatura em Química na modalidade EAD, matriculados no último Estágio Curricular Supervisionado. A partir do arcabouço da pesquisa autobiográfica, evidenciamos que os sujeitos articulam sua trajetória de vida à inserção na universidade e o fazer do estágio no processo de formação de professores de Química como algo que não se distancia entre o formar-se e o ser professor, o que pudemos evidenciar nas narrativas contidas nos memoriais de formação.
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