(Re)thinking the formation: auto[bio]graphics narratives of peasant chemistry teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1101

Keywords:

Formação de professores de química, Educação à distância, Narrativas autobiográficas, Memoriais, Estágio curricular supervisionado

Abstract

The experiences lived by each subject from the rural area and the influence on their professional teacher education, is still the scene of little discussion regarding the training of chemistry teachers in Brazil, especially in the Northeast. Based on this problematization, the general objective of this investigation proposes to reflect on the autobiographical narratives contained in the memorials of students in the rural area of the Chemistry Degree Course in the EAD modality, enrolled in the last Supervised Curricular Internship. From the framework of autobiographical research, we evidence that the subjects articulate their life trajectory to the insertion in the university and the making of the internship in the process of training chemistry teachers as something that does not distance itself between the formation and the being a teacher, which we could evidence in the narratives contained in the formation memorials.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). Licenciado em Química (CES/UFCG) e em Pedagogia (UNICSul). Pesquisa currículo, narrativas, conversas e invenções nas/das Ciências/Química na perspectiva da Educação antipatriarcal, anticolonialista a partir das pós-estruturas do conhecimento. Professor de Ensino de Química do CFP/UFRB. Líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografias Inventivas na Educação em Ciências. Membro do GEPPC/UFPB. "Adia o fim do mundo" e vive "sem medo de ser feliz" porque o "amanhã há de ser outro dia" chegou pois começamos a "brilhar como uma estrela". 

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraiba

Doutor em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus II, Areia (PB). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa A[travessa]mentos (UFPB/IFSP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) da UFPB.

References

ARAÚJO, Maria Fátima. Contar no caminho: escritas de si, percursos de formação e inserção institucional de professores da infância. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2014.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases para educação nacional. Diário Oficial da União, 134(1.248), 27.833-27.841, 2010.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, São Paulo: PAULUS, 2011.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores, trabalho docente e suas repercussões na escola e na sala de aula. Educação & Linguagem, 10(15), 82-98, 2007.

DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Natal, 2019.

FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, 21(29), 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GARCEZ, Edna Sheron Costa; GONÇALVES, Flávia Carneiro; ALVES, Layla Karoline Tito; ARAÚJO, Pedro Henrique Alves; SOARES, Málon Herbert Flora Barbosa; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. O estágio supervisionado em Química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(3), 149-163, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed., São Paulo: Atlas, 1999.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 341, 2010.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAURE, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (edts.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MARTINS, André Ferrer Pinto. Estágio supervisionado em física: o pulso ainda pulsa... Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3), 3402- 3407, 2009.

NÓVOA, António. Vida de professores. Porto-PT: Porto Editora, 2007.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista. (Orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 103-130, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, 34(2), 147-156, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto)biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora. Coisas do Gênero, 2(2), 302-314, 2016.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro. Estágio e docência. 7. ed., São Paulo: Cortez, 2012.

RIBEIRO, Alcione Torres; BEJARANA, Nelson Ribas. Formação em serviço de professores de química: a história de Marina. Investigações em Ensino de Ciências, 14(3), 357-375, 2009.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O professor de ciencias: problemas e tendencias de sua formação. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. (ORGS.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: Ed. Ltda, 12-41, 2000.

SILVA, Wagner Rodrigues. Escrita do gênero relatório de estágio supervisionado na formação inicial do professor brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, 13(1), 171-195, 2013.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Histórias de vida e formação de professores. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e dispositivos de formação: reflexões sobre uma abordagem experiencial de formação, Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 86-100, 2006.

SPOSITO, Neusa Elisa Carignato. Estágio supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o legal e o real. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petropólis: Vozes, 2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciencias sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2023-03-28

How to Cite

DUTRA-PEREIRA, F. K.; TINÔCO, S. . (Re)thinking the formation: auto[bio]graphics narratives of peasant chemistry teachers. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1101, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1101. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15587. Acesso em: 21 nov. 2024.