A importância da difusão do conhecimento da ferramenta car aos discentes de agronomia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.214-234

Palavras-chave:

Cadastro Ambiental Rural, Agronomia, UFRA, Perfil dos estudantes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a difusão do conhecimento do Cadastro Ambiental Rural – CAR, nas ciências agrárias, na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, tendo com parâmetro a percepção dos estudantes do último semestre do curso de Agronomia a respeito desta ferramenta, que é um instrumento que tem como objetivo de auxiliar a Administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. A presente investigação trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, de abordagem qualitativa, constituindo-se um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 102 (cento e dois) alunos do último semestre dos cursos de Agronomia da UFRA.  Os resultados demonstram que a maioria dos discentes entrevistados conhecem o CAR, porém não têm o conhecimento prático sobre a ferramenta dentro do curso refletindo um déficit na formação desses discentes para o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Costa de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Ciências Agrárias com ênfase em Economia (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia; mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2007) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Elaboração e Avaliação de Projetos,Matemática, Métodos Quantitativos aplicados a Economia e ao Recursos Naturais,Estatística, Comércio Internacional, Comercialização Agrícola, Agronegócios e Administração Rural.

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura (Linguagem, Identidade e Cultura Da/Na Amazônia) pela Universidade da Amazônia; mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia; graduação em Letras (Português) pela Universidade da Amazônia . Atualmente é professor Auxiliar I da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Letras e Língua Brasileira de Sinais (Libras), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Violência, Língua Portuguesa Variação linguística e Análise do Discurso. É autora do livro "Discursos da mídia impressa sobre a violência nas escolas públicas: corpo, identidade e regimes de verdade em Belém do Pará.  E-mail: liliane_afonso@yahoo.com.br , ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4581-9952

Luiz Augusto Silva de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutor em Ciências Agrárias (2011) pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de  Biologia Vegetal, Bioquímica, Agricultura Geral, Manejo de Vegetação Secundária, Sistemas Agroflorestais, Ecologia, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Extensão Rural e Produção de Grãos.

Referências

ANDRADE, Maria Teresinha Tamanini; PEREIRA, Hernane Borges de Barros; RIBEIRO, Núbia Moura. um estudo sobre a difusão e o compartilhamento do conhecimento na cultura acadêmica. In: IX Congreso ISKO-España, 2009, Valencia. Actas del IX Congreso ISKO-España. Valencia, 2009. v. II. p. 973-985.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. In: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília, DF: ANDIFES, 2011.

BRASIL. Lei no 12.651, de 25 de maio de 2012. dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis no 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis no 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-014/2012/lei/L12651compilado.htm. Acesso em: 01 mar 2016.

BRASIL. DESENVOLVIMENTO Rural.ministério do meio Ambiente. 2019. Disponível em<https://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/cadastro-ambiental-rural.html>. Acesso em: 06 de ago. de 2019.

CARNEIRO, E. F.; SILVA, N. L.; FRAXE, T. J. P. A extensão rural no médio solimões: uma proposta interdisciplinar. 2009. 16p. Disponível em: <http://www.alasru.org/ %20Fraxe.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2019.

CÉZAR, I. M.; SKERRATT, S.; DENT, J. B. sistema participativo de geração e transferência de tecnologia para pecuaristas: o caso aplicado à Embrapa Gado de Corte. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.17, n.2, p.135-169, maio/ago. 2000.

CHOO, C. W.the knowing organization: How Organizations Use Information to Construct Meaning Create Knowlwdge, and Make Decision. New York : Oxford. 2006.

FINATTI, BE; Alves, JM; Silveira, RJ. Perfil Sócio, Econômico e Cultural dos Estudantes da universidade estadual de Londrina– UEL - Indicadores para implantação de uma política de assistência estudantil. Revista do Programa de Pós- Graduação em Servio Social. Juiz de Fora. 2007; 2(1): 188-206.

FONAPRACE. Assistência estudantil – uma Questão de investimento. Brasília: agosto de 2000. Disponível em: http://www.unb.br/administracao/decanatos/dac/fonaprace/documentos/assist_est.html. Acesso em: 17 jul. 2012.

FRANCO, C.F.O. dinâmica da difusão de tecnologia no sistema produtivo da agricultura brasileira. XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER. Anais... Cuiabá - MT: SOBER, 2009.

GASTAL, E. O processo de transformação tecnológica na agricultura. Cadernos de Difusão Tecnologia, Brasília, v.3, n.1, p.155-169, jan./abr., 1986.

GOMES, D.; MARTINELLI, D. M. C. O Código Florestal e o uso da propriedade rural na perspectiva da (in)constitucionalidade da reserva legal. Cadernos de Direito, Piracicaba, 12(23), 215-233, 2012.

GONDIM, S. M. G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia 2002, 7(2), 299-309.

GUEDES, V.G.F.; DUARTE, E.G. novos modos de construção do conhecimento: uma reflexão aplicada à organização. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v.17, n.3, p.83-107, 2000.

INEP. censo escolar da educação superior 2006. Brasília, DF: Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo//asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mulheres-sao-maioria-na-educacao-superior-brasileira/21206>. Acesso em: 02 nov. 2012.

JEZINE, E. A extensão universitária como uma prática social. In: Anais do 7º Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, 2006, Quito, Equador. La Cuestión Rural em América Latina: Exclusión y Resistência Social: por un agro com soberanía, democracia y sustentabilidade. Quito (EC); 2006. p. 1-16. Disponível em: http://www.alasru.org/cdalasru2006/15%20GT%20Edineide%20Jezine.pdf. Acesso em: 07 nov. 2019.

JODELET, D. representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. p. 11-44. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

LAUDARES, S. S. A.; SILVA, K. G.; BORGES, L. A. C. cadastro Ambiental rural: uma análise da nova ferramenta de regularização ambiental no Brasil. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Lavras, v. 31, p. 111-122, 2014.

MACHADO, J. A. S. difusão do conhecimento e inovação: o acesso aberto a publicações científicas. 2005. Disponível em:<http://www.uspleste.usp.br/machado/t_05/acesso_aberto_machado.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2012.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MENDONÇA, A.F.; ROCHA, C.R.R.; NUNES, H.P.; REGINO, S.M. Metodologia Científica: guia para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Goiânia: Faculdades Alves Faria, 2003. 131p.

PIMENTA, S. G. o estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, n. 94, p. 58 – 73,1995.

PIRES, M. O. o cadastro Ambiental rural: das origens às perspectivas para a política ambiental. Brasília: Conservação Internacional, 2013.

RAUBER, S.B. Extensão universitária e formação profissional: indissociáveis no processo de aprendizagem da Universidade Católica de Brasília. 2008. Anais eletrônico: VIII Congresso Nacional De Educação Educere Edição Internacional III Congresso Ibero – Americano Sobre Violências Nas Escolas – Ciave. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/792_883.pdf >. Acesso em: 01 jul. 2010.

SANTANA, A. C. planejamento estratégico institucional da ufrA: 2014-2024 – Belém, 2015. 17; 25p. Disponível em: https://novo.ufra.edu.br/images/reso_120_1_plain.pdf Acesso em 07 de nov. de 2019.

SANTOS, J. C. F. dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

SOUSA, I.S.F. A importância do relacionamento pesquisa/extensão para a agropecuária. Cadernos de Difusão Tecnologia, Brasília, v.5,n.1/3, p.63- 76, 1988.

THIOLLENT, M. Anotações críticas sobre difusão de tecnologia e ideologia da modernização. Cadernos de Difusão de Tecnologia, Brasília, v.1, n.1, p.43- 51, jan./abr., 1984.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

SOUSA, A. C. de; OLIVEIRA, L. A. de; SOUSA, L. A. S. de. A importância da difusão do conhecimento da ferramenta car aos discentes de agronomia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 214–234, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.214-234. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7690. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)