Professor sem Fronteiras: trabalhando o lúdico na Educação Infantil a partir de múltiplas linguagens de sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10200

Palavras-chave:

Linguagens, lúdico, educação infantil

Resumo

As múltiplas linguagens trabalhadas através do lúdico na educação infantil fortalecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança, no qual, cria e passa a usar seu imaginário para organizar os espaços sociais nos quais está inserida. Com o objetivo de ampliar reflexões sobre múltiplas linguagens podem ser trabalhadas no contexto da educação infantil, este estudo ancora-se à discussão de que o professor da educação infantil precisa repensar suas práticas com o apoio do lúdico. Caracteriza-se como um estudo exploratório, de aportes teóricos relacionados ao lúdico como subsídio essencial para o desenvolvimento infantil. A partir de conclusões preliminares admite-se que é um tema de extrema importância, pois, as múltiplas linguagens desenvolvidas no ambiente escolar reverberam ações pertinentes ao reconhecimento e desenvolvimento cognitivo da criança.

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Biografia do Autor

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura (UFRA). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UFRA). Graduada em Letras (Português) pela Universidade da Amazônia. Professor Auxiliar I da Universidade Federal Rural da Amazônia.  E-mail: liliane_afonso@yahoo.com.br. ORCID: 000-0003-4581-9952.

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, Universidade Estadual do Pará

Universidade Estadual do Para (UEPA). Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP/2002). Mestre em Letras/Linguística (UFPA/1997). Especialista em Língua Portuguesa (UECE/1992). Graduada em Letras (UFPA/1983). Professor Titular e pesquisadora da UEPA. E-mail: cardoso_socorro@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0002-2574-4183.

Wanubya do Nascimento Moraes Campelo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Letras/Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Letras (Português) pela Universidade do Estado do Pará. Professora Assistente II da Universidade Federal Rural da Amazônia. E-mail: wanubyacampelo@gmail.com. ORCID: 0000-0002-6557-0827.

Cíntia Maria Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2008), Licenciada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará e Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Professora Assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). E-mail: cintia.ufra@gmail.com. ORCID: 0000-0002-6373-6803.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; SILVA, M. do P. S. C. da; CAMPELO, W. do N. M.; CARDOSO, C. M. Professor sem Fronteiras: trabalhando o lúdico na Educação Infantil a partir de múltiplas linguagens de sentido . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 3, p. 183–199, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10200. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10200. Acesso em: 22 dez. 2024.

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