A importância da difusão do conhecimento da ferramenta car aos discentes de agronomia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.214-234

Palavras-chave:

Cadastro Ambiental Rural, Agronomia, UFRA, Perfil dos estudantes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a difusão do conhecimento do Cadastro Ambiental Rural – CAR, nas ciências agrárias, na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, tendo com parâmetro a percepção dos estudantes do último semestre do curso de Agronomia a respeito desta ferramenta, que é um instrumento que tem como objetivo de auxiliar a Administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. A presente investigação trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, de abordagem qualitativa, constituindo-se um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 102 (cento e dois) alunos do último semestre dos cursos de Agronomia da UFRA.  Os resultados demonstram que a maioria dos discentes entrevistados conhecem o CAR, porém não têm o conhecimento prático sobre a ferramenta dentro do curso refletindo um déficit na formação desses discentes para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Andréia Costa de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Ciências Agrárias com ênfase em Economia (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia; mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2007) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Elaboração e Avaliação de Projetos,Matemática, Métodos Quantitativos aplicados a Economia e ao Recursos Naturais,Estatística, Comércio Internacional, Comercialização Agrícola, Agronegócios e Administração Rural.

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura (Linguagem, Identidade e Cultura Da/Na Amazônia) pela Universidade da Amazônia; mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia; graduação em Letras (Português) pela Universidade da Amazônia . Atualmente é professor Auxiliar I da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Letras e Língua Brasileira de Sinais (Libras), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Violência, Língua Portuguesa Variação linguística e Análise do Discurso. É autora do livro "Discursos da mídia impressa sobre a violência nas escolas públicas: corpo, identidade e regimes de verdade em Belém do Pará.  E-mail: liliane_afonso@yahoo.com.br , ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4581-9952

Luiz Augusto Silva de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutor em Ciências Agrárias (2011) pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de  Biologia Vegetal, Bioquímica, Agricultura Geral, Manejo de Vegetação Secundária, Sistemas Agroflorestais, Ecologia, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Extensão Rural e Produção de Grãos.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

SOUSA, A. C. de; OLIVEIRA, L. A. de; SOUSA, L. A. S. de. A importância da difusão do conhecimento da ferramenta car aos discentes de agronomia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 214–234, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.214-234. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7690. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Estudos/Ensaios

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