EDUCAÇÃO ESPECIAL E SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL: inclusão e seus descaminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.12-37

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Políticas públicas, Saúde mental

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e tem como objetivo analisar a inclusão e seus descaminhos através da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, das Conferências da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e dos regramentos da política de saúde mental infantojuvenil brasileira. O procedimento para a produção dos dados observou natureza analítica, com abordagem qualitativa e pesquisa documental. As fontes de informação foram os regramentos legais da política nacional e internacional acessados em sites oficiais do Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e UNESCO. As conclusões indicam que, desde meados do século XX, o Banco Mundial exerce forte influência para o delineamento dos regramentos legais da educação especial no Brasil, e as políticas de educação especial e da saúde mental encontram diálogo na articulação intersetorial como caminho de implementação das políticas públicas em prol do direito de crianças e adolescentes.

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Publicado

2019-05-05

Como Citar

MATOS, R. da L.; GOES, N. F. de. EDUCAÇÃO ESPECIAL E SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL: inclusão e seus descaminhos. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 3, p. 12–37, 2019. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.12-37. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5613. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático