Saúde mental e educação

A ética do cuidado como fundamento das práticas de promoção em saúde nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.20691

Palavras-chave:

Saúde mental, Contexto da Educação, Interdisciplinaridade, Comunidade escolar, Educando

Resumo

O artigo reflete sobre saúde mental na educação. Na primeira seção, é apresentado o contexto, destacando-se o cenário de pandemia por COVID-19 e pós-pandemia. A partir da reflexão sobre crise na educação e ética do cuidado, dá-se o entorno para discutir o conceito de saúde e saúde mental desde a Saúde Coletiva e sua relação com escola. São apresentados programas e políticas de articulação entre saúde e escola e aponta-se a intersetorialidade como princípio para promoção da saúde mental nas escolas. Na segunda seção, são apresentados os dezesseis artigos do dossiê “Saúde Mental e Educação: debates e desafios contemporâneos que se impõe ao setor educação e seus atores”. Promove reflexões sobre contexto escolar, seus condicionantes de sofrimento, dados sobre transtornos mentais comuns, Síndrome de Burnout, vivência acadêmica, desde a educação infantil até a pós-graduação. Finaliza com a indicação da necessidade de promoção de políticas públicas sobre saúde mental na escola.

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Biografia do Autor

Rosângela da Luz Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora do colegiado de curso de Psicologia. Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA – Brasil. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Departamento de Educação. Campus I. Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS, Doutorado em Sociologia (UFC).

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Centro de Educação. Centro de Educação. Psicóloga. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

MATOS, R. da L.; FRANCISCO, D. J. Saúde mental e educação: A ética do cuidado como fundamento das práticas de promoção em saúde nas escolas. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024001, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.20691. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/20691. Acesso em: 2 nov. 2024.