Saúde mental e educação
A ética do cuidado como fundamento das práticas de promoção em saúde nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.20691Palavras-chave:
Saúde mental, Contexto da Educação, Interdisciplinaridade, Comunidade escolar, EducandoResumo
O artigo reflete sobre saúde mental na educação. Na primeira seção, é apresentado o contexto, destacando-se o cenário de pandemia por COVID-19 e pós-pandemia. A partir da reflexão sobre crise na educação e ética do cuidado, dá-se o entorno para discutir o conceito de saúde e saúde mental desde a Saúde Coletiva e sua relação com escola. São apresentados programas e políticas de articulação entre saúde e escola e aponta-se a intersetorialidade como princípio para promoção da saúde mental nas escolas. Na segunda seção, são apresentados os dezesseis artigos do dossiê “Saúde Mental e Educação: debates e desafios contemporâneos que se impõe ao setor educação e seus atores”. Promove reflexões sobre contexto escolar, seus condicionantes de sofrimento, dados sobre transtornos mentais comuns, Síndrome de Burnout, vivência acadêmica, desde a educação infantil até a pós-graduação. Finaliza com a indicação da necessidade de promoção de políticas públicas sobre saúde mental na escola.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Tradução Roberto Raposo. 7. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série Promoção da Saúde; nº 6). Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3186.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Decreto n. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponívelem:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Portaria n. 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Brasília, DF: Minist´rio da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt4279_30_12_2010.html. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Portaria Interministerial n. 1.055, de 25 de abril de 2017. Brasília, DF: Ministério da Educação, Ministério da Saúde, 2017b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/pri1055_26_04_2017.html. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9/2020, aprovado em 8 de junho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Caderno do gestor do PSE [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Saúde, 2022a. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_gestor_PSE_1ed.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Transformar cada escola em uma escola promotora de saúde: Padrões e indicadores globais. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. 2022b. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/phr-55710. Disponível em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 635, de 22 de maio de 2023. Brasília, DF: Presidência d República, 2023. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-635-de-22-de-maio-de-2023-484773799. Disponível em: 10 jun. 2024.
CÉSAR, M. R. DE A.; DUARTE, A. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 823–837, set. 2010.
COSTA, J. F. As Éticas da Psiquiatria. In: FIGUEIREDO, Ana Cristina; SILVA, João Ferreira (org.) Ética e Saúde Mental. Rio de Janeiro: Toopbooks. 1996. p. 27 – 36.
CURY, C. A. J. A Educação Básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200. Disponível em: scielo.br/j/es/a/Hj6wG6H4g8q4LLXBcnxRcxD/?format=pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
DECLARAÇÃO DE ALMA-ATA. Alma-Ata, URSS, 1978. Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_alma_ata.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
DECLARAÇÃO DE OTAWA. Otawa (Canadá), 1986. Conferência Internacional de Promoção da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
ESCOREL, S. Reviravolta na Saúde: origem e articulação do movimento sanitário. 1ª ed. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 1999. Disponível em: https://books.scielo.org/id/qxhc3. Disponível em: 10 jun. 2024.
FERNANDES, L. A. et al. Trajetória dos 15 anos de implementação do Programa Saúde na Escola no Brasil. Saúde em Debate, [S. l.], v. 46, n. spe3, p. 13–28, nov. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/bRWTGkFzXmcGCPSJrWm7hbC/#. Disponível em: 10 jun. 2024.
FERREIRA, V. S. C.; SILVA, L. M. V. Intersetorialidade em saúde: um estudo de caso. In: HARTZ, Z. M. A.; SILVA, L. M. V. (org.) Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde [online]. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 103-150.
GIACÓIA JÚNIOR, O. Pequeno dicionário de filosofia contemporânea. São Paulo: Publifolha, 2006.
HEIMANN, L, S.; MENDONÇA, M, H, M. A trajetória da atenção básica em saúde e o Programa de Saúde na Família no SUS. In: LIMA, N. T. et al. (org.) Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
HEIDMANN, I. T. S. B. et al. Promoção da saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto & Contexto Enferm., [S. l.], v. 15, n. 2, p. 352–358, abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/W4mZfM69hZRxdMjtSqcQpSN/abstract/?lang=pt#. Disponível em: 10 jun. 2024.
OLIVEIRA, R.; BORGES, R.; BEDINELLI, T. Evolução dos casos de coronavírus no Brasil. El País, São Paulo, 29 jul. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-07-23/evolucao-dos-casos-de-coronavirus-no-brasil.html. Disponível em: 10 jun. 2024.
ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Escuelas promotoras de la salud: fortalecimiento de la iniciativa regional: estrategias y líneas de acción 2003-2012. Washington, D.C.: OPS, 2003. (Serie de Promoción de la Salud, 4). Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/813/92%2075%2032448%204.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Escuelas promotoras de la salud: modelo y guía para la acción - HSP/silos - 36. Washington, D. C.:OPS, 1996.Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/42699. Disponível em: 10 jun. 2024.
O SUS DO BRASIL: um projeto para a saúde. [Vídeo]. Realização: Laboratório de Memória e Imagem- Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Rio de Janeiro: Unesco/Ministério da Saúde/Fiocruz, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cb-cslNmGnE. Acesso em: 10 jun. 2024.
PAIM, J. Modelos de atenção à saúde no Brasil. In: GIOVANELLA, L. et al. (org.) Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.
PAIM, J. Modelos de Atenção e Vigilância da Saúde. In: ROUQYAYROL, M. Z.; GURGEL, M. Epidemiologia e Saúde. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
SOUSA, D. S. e. A Crise Na Educação de Hannah Arendt. Philosophica, Lisboa, v. 35, p. 171-181, 2010. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/24217/1/Philosophica%2035_9_DavidSilvaSousa.pdf. Disponível em: 10 jun. 2024.
TEIXEIRA, C. F. A mudança do modelo de atenção à saúde no SUS: Desatando nós, criando laços. In: TEIXERIA, C. F.; SOLLA, J. Modelo de Atenção à Saúde: Promoção, vigilância e saúde da família. Salvador: EDUFBA, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosângela da Luz Matos, Deise Juliana Francisco (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.