“O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.58-78Palavras-chave:
Saúde Mental, Atividade Docente, Inclusão EscolarResumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Garanhuns/Pe. Tal pesquisa foi realizada para conclusão do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Este trabalho objetivou compreender a saúde mental do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos mapear a rede municipal de ensino de Garanhuns com relação à quantidade de alunos com deficiência incluídos, bem como o perfil de um grupo de professores da rede. Para tanto, partimos do trinômio saúde-trabalho-educação, através do crescente aumento de estudos relacionados a essa temática, seguindo também o pressuposto de Clot (2010), no qual a clínica da atividade passa a ser utilizada em uma busca pela análise do trabalho e seu desenvolvimento, a fim de reacender o poder de agir dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. A pesquisa foi mista, com abordagem quali-quanti, sendo a produção de dados realizada através de questionários com questões quantitativas e qualitativas para mapeamento de aspectos relacionados à saúde dos participantes, realizada em três escolas da rede municipal que contam com o maior número de alunos incluídos, tendo como participantes 21 professores. A partir da análise pela estatística descritiva e partindo das categorias criadas, verificamos que os agravantes da saúde desses professores é algo presente, independente do processo de inclusão, sendo que o próprio ambiente causa angústia e sofrimento. Os resultados apontaram para uma insatisfação dos professores, tendo em vista a falta de formação, de estrutura física e suporte dos órgãos competentes, além da má remuneração e condições de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-05
Como Citar
FRANCISCO, D. J.; RAMOS, M. C. A. T. “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 3, p. 58–78, 2019. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.58-78. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5615. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.