A NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO: uma análise das escolas “concertadas” na Espanha
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.241-260Mots-clés :
Educação, Nova Gestão Pública, Sistemas EducacionaisRésumé
O objetivo deste artigo é analisar a Nova Gestão Pública (NGP) na educação, investigando que elementos influenciaram o sistema educacional na Espanha. A administração pública moderna tem utilizado nas últimas décadas estratégias cada vez mais racionalistas, alinhadas a uma tendência de organização dos processos de gestão no contexto da globalização e da mercantilização dos serviços públicos. Neste sentido, os sistemas educacionais reproduzem esse contexto histórico, incorporando em suas práticas ações que reverberam as políticas de governo, corroborando as tendências internacionais que se amplificam no âmbito da globalização. O presente trabalho configura-se como um ensaio teórico que se fundamenta na legislação educacional por meio de elementos formais que nos auxiliaram na elaboração das categorias de análise. Diante das evidências apresentadas, podemos concluir que a NGP como um fenômeno internacional, tem sido incorporada na administração pública de vários países, inclusive na Espanha, com a argumentação de modernização do Estado e efetivação de mecanismos de monitoramento e regulação, influenciando nos sistemas educacionais de forma a estabelecer uma educação padronizada com foco no resultado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.