O ensino da matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.9-21

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Desafios, Possibilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar o percurso histórico do Ensino da Matemática no Brasil, desde ao período da Brasil Colônia até a atualidade. Para tanto, foram utilizados os seguintes tipos de pesquisas: bibliográfica, mediante a utilização de livros, artigos de revistas, de jornais e periódicos em geral; documental, com a utilização da legislação específica, documentos oficiais e reportagens de jornal; e eletrônica, mediante o acesso, via internet, a revistas do gênero e sites especializados. O presente texto, tem a seguinte questão norteadora: Quais os desafios e possibilidades do Ensino da Matemática no Brasil? Para construção do texto em pauta, foram utilizadas as reflexões teóricas dos seguintes autores: Barreto (2017), D”Ambrósio (1999), Guss (2011) e Gomes (2012). O artigo aponta uma conclusão ao afirmar que existe um grande desafio referente ao Ensino de Matemática no Brasil; essa afirmação é confirmada inclusive pelo 70° lugar ocupado pelo Brasil no ranking mundial do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), mediante a um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O PISA oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem e aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola. Umas das possibilidades para a melhoria do Ensino da Matemática no Brasil, seria o aprofundamento nas teorias pedagógicas, a exemplo da Pedagogia Histórico-Crítica e a Pedagogia Dialética, fazendo a transposição didática para prática pedagógica do Professor de Matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raidalva Nery Barreto, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Instituto Federal da Bahia (IFBA). Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB), com estágio doutoral pela USP. Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (UNEB). Docente do Curso de Licenciatura de Matemática do IFBA – Campus Camaçari e do Curso de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA/UNEB/SENAI-CIMATEC/LNCC/UEFS). Grupo de Pesquisa Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS). ORCID: 0000-0002-9225-4758. E-mail: raibarreto@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

BARRETO, M. R. N. O ensino da matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 9–21, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.9-21. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9369. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático