Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71Mots-clés :
Trabalho, Educação, EmancipaçãoRésumé
O presente texto apresenta os aspectos preeminentes dos sentidos do trabalho para os educadores na contemporaneidade, destacando os impactos das condições adversas no desenvolvimento do trabalho para a saúde do trabalhador. Com isso, objetiva refletir sobre a natureza atual do sentido da atividade educativa, especialmente sobre a intenção e o gesto, isto é, entre o que os educadores intencionam e o que acontece na realidade. Problematiza as categorias de desenvolvimento pleno da pessoa, cidadania e qualificação para o trabalho, buscando trazer à luz o sentido oculto, o solo social que as produzem e os interesses sociais a elas conectados. O texto apresenta uma abordagem qualitativa e recorre a fontes bibliográficas e documentais como subsídios para a discussão. Defende uma educação para além da lógica capitalista, que promova atividades emancipadoras voltadas à construção de uma sociedade verdadeiramente livre e humana.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2020-05-06
Comment citer
TONET, I. Educação e idealismo “Eu Amo Minha Tarefa como Educador/a!!!”. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 54–71, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.54-71. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7781. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.