PROEJA NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: o Programa de Atendimento para Jovens, Adultos e Trabalhadores e o Currículo Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.72-92

Palavras-chave:

PROEJA, Educação Integrada, Emancipação

Resumo

Este artigo, em um primeiro momento, discute o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), situando-o no contexto das políticas públicas brasileiras dirigidas à inclusão socioeducacional e profissional de Jovens e Adultos, que por múltiplas razões tiveram negado seu direito aos estudos no tempo convencional. A partir de uma recuperação histórica, destaca-se que o Decreto de n° 5.154/04 que instituiu o referido Programa, representou o resultado das lutas de educadores e demais estudiosos pela superação de uma concepção dual da educação e pela defesa de uma perspectiva integrada como forma de inovação pedagógica, comprometida com a justiça social e formação cidadã. Em um segundo momento, o texto apresenta a experiência dessa política no Estado da Bahia, revelando sua implementação em um contexto de participação política e consolidação da educação profissional para o estado. Os resultados apontaram para a existência de uma nova concepção educacional a partir deste período, comprometida com um currículo representativo e emancipatório, dirigido aos segmentos que integram esse universo.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Santos Carneiro, Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana

Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana. Mestre em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da Rede Municipal de Feira de Santana. ORCID. 0000-0002-5759-2620. E-mail: educamunicipal@live.com

Carla Liane Nascimento dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Líder do Grupo de Pesquisa INTERGESTO - Gestão da Educação, Trabalho e Interculturalidade. ORCID. 0000-0003-3964-5802. E-mail: clnsantos@uneb.br

Patrícia Lessa Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Líder do Grupo de Pesquisa GREDHI, Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade. ORCID. 0000-0002-2038-8132. E-mail: plsantos@uneb.br

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Publicado

2020-05-06

Como Citar

CARNEIRO, A. C. S.; SANTOS, C. L. N. dos; COSTA, P. L. S. PROEJA NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: o Programa de Atendimento para Jovens, Adultos e Trabalhadores e o Currículo Integrado. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 72–92, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.72-92. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7783. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático