Prazer e sofrimento na vida universitária em estudantes de administração de uma universidade pública do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19320Palavras-chave:
Saúde mental em estudantes, Prazer-sofrimento, Organização do Trabalho acadêmicoResumo
Este estudo investigou as experiências de prazer e sofrimento de estudantes de Administração na Universidade Federal do Tocantins. Sob a perspectiva de que ser estudante universitário implica ser um trabalhador na dimensão subjetiva do trabalho acadêmico, a Psicodinâmica do Trabalho foi adotada como base teórica. Um questionário online foi respondido por 135 estudantes, predominantemente mulheres (58,5%), heterossexuais (78,5%), pardos (59,3%) e sem filhos (84,4%). Fontes de prazer incluíram a formação de coletivos de trabalho e laços de cooperação, enquanto sentimentos de improdutividade, falta de identificação com as atividades do curso e desmotivação foram apontados como fontes de sofrimento. Alarmantemente, 46,7% relataram sentimentos de adoecimento mental. Diante desses resultados, é crucial que as universidades abordem estrategicamente o desgaste provocado pelo trabalho acadêmico, direcionando uma atenção especial aos sentimentos de desânimo, frustração, sofrimento e insatisfação dos estudantes.
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