O estresse discente na educação profissional e tecnológica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19339

Mots-clés :

Saúde mental, Estresse, Educação profissional

Résumé

Esta pesquisa objetivou identificar e analisar a prevalência do estresse discente na educação profissional tecnológica do Curso Subsequente de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, em uma amostra de 113 discentes, matriculados do 1.º ao 4º semestre do curso. As indagações são: quais são os fatores estressantes que os discentes enfrentam no cotidiano escolar? Quais são as sugestões discentes quanto às ações institucionais a serem tomadas para diminuição do estresse discente? Em termos metodológicos, utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo a partir de questionário online, composto por perguntas objetivas e subjetivas. Diante do exposto, foi possível observar a incidência de sintomas do estresse nos discentes e a predominância dos sintomas em determinados períodos escolares por eles vivenciados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Andressa Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância – EDUCA.

Tailor Alves Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Diversidade  (NEGEDI).

Références

ALMEIDA, L. Y. et al. Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, [S. l.], v. 52, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WMkqg9DjzJDdkyfNyLYC9qB/abstract/?lang=A. Acesso

em: 04 set. 2023.

ARIÑO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, [S. l.], v. 12, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/btQCrZ9vq9YyZPh3bsRGFGw/?lang=pt Acesso em: 09 ago. 2023

BRASIL. Lei n. 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, 10 out. 1996.

CAMPOS, E. A. R. et al. Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Revista Gestão & Conexões, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 121-140, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/12066. Acesso em: 06 set. 2023.

COSTA, D. S. et al. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em estudantes de medicina e Estratégias Institucionais de Enfretamento. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 1-10, 29 nov. 2021.

EVERLY, G. S. A clinical guide to the treatment of the human stress response. New York: Plenum Press, 1989.

FONSECA, J. R. et al. Associação dos fatores de estresse e sintomas depressivos com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Rev. Esc. Enferm., São Paulo, v. 53, 03530, 2019.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/VvXkZqWYVfBxqGMwSGxpP8S/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2023.

LIPP, M. E. N. Crianças estressadas: causas, sintomas e soluções. Campinas, SP: Papirus,2006.

LIPP, M. E. N. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

MICHELON, C. M.; SANTOS, N. V. Questionário online como estratégia de coleta de dados para trabalho de conclusão de curso: relato de experiência. Revista de Casos e Consultoria, Natal, v. 13, p. 1-16, 18 nov. 2022. Anual. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30388/16245 Acesso em: 01 set. 2023.

MILSTED, J. G.; AMORIM, C.; SANTOS, M. Nível de estresse em alunos de psicologia do período noturno. [S. l.: s. n.], Educare, 2009.

MOREIRA, D. P.; FUREGATO, A. R. F. Stress and depression among students of the last semester in two nursing courses. Revista latino-americana de enfermagem, [S. l.], v. 21, n. SPE, p. 155-162, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/DtffcNbKSyCqdznKRm5Lq3P/?lang=en Acesso em: 26 ago. 2023.

MONTEIRO, C. F. S.; FREITAS, J. F. M.; RIBEIRO, A. A. P. Estresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Esc. Anna Nery, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 66-72, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/8L8zCLvz4W7nLwKyZ4Djr4y/abstract/?lang=pt . Acesso em: 06 jul. 2023.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial de Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2002.

SELYE, H. Stress: Atenção da Vida. São Paulo: IBRASA, 1956.

STURION, G.; BOFF, S. R. Avaliação do Estresse em Estudantes: uma revisão. Intellectus Revista Acadêmica Digital, Campinas, v. 63, n. 1, p. 154-169, mar. 2021. Trimestral. Disponível em: http://www.revistaintellectus.com.br/artigos/74.895.pdf. Acesso em: 07 ago. 2023.

TABAQUIM, M. L. M.; Marquesini, M. A. M. Study of the stress of parentes of patients with cleft palate in surgical process. Estudos de Psicol., [S. l.], v. 30, p. 4, p. 517-524.

VIANA, N. M. O. A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes: o caso do curso técnico subsequente de agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais campus Muzambinho. 2012. 148 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Política Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/8356/NaisaMarciaOliveiraViana.pdf;jsessionid=15BB4A327C661922D1A20060C71F6F41?sequence=1. Acesso em: 05 ago. 2023.

VIEIRA, L. N.; SCHERMANN, L. B. Estresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia, [S. l.], v. 46, p. 120- 130, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1150/115048330010.pdf Acesso em: 25 ago. 2023.

ZUARDI, A. W. Fisiologia do estresse e sua influência na saúde. São Paulo: USP, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/download/34894091/Fisiologia_do_estresse_1.pdf Acesso em: 26 ago. 2023.

Publié-e

2024-07-12

Comment citer

SILVA, A. L. da; CABRAL, T. A. O estresse discente na educação profissional e tecnológica. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024007, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19339. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19339. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional