O estresse discente na educação profissional e tecnológica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19339

Mots-clés :

Saúde mental, Estresse, Educação profissional

Résumé

Esta pesquisa objetivou identificar e analisar a prevalência do estresse discente na educação profissional tecnológica do Curso Subsequente de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, em uma amostra de 113 discentes, matriculados do 1.º ao 4º semestre do curso. As indagações são: quais são os fatores estressantes que os discentes enfrentam no cotidiano escolar? Quais são as sugestões discentes quanto às ações institucionais a serem tomadas para diminuição do estresse discente? Em termos metodológicos, utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo a partir de questionário online, composto por perguntas objetivas e subjetivas. Diante do exposto, foi possível observar a incidência de sintomas do estresse nos discentes e a predominância dos sintomas em determinados períodos escolares por eles vivenciados.

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Bibliographies de l'auteur-e

Andressa Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central. Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância – EDUCA.

Tailor Alves Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Diversidade  (NEGEDI).

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Publié-e

2024-07-12

Comment citer

SILVA, A. L. da; CABRAL, T. A. O estresse discente na educação profissional e tecnológica. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024007, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19339. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19339. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional