Student stress in professional and technological education
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19339Keywords:
Mental health, Stress, Professional educationAbstract
This research aimed to identify and analyze the prevalence of student stress in the technological professional education of the Subsequent Course of Occupational Safety of the Federal Institute of Rio Grande do Norte, Natal Central Campus, in a sample of 113 students, enrolled from the 1st to the 4th semester of the course. The questions are: what are the stressful factors that students face in their daily school life? What are the students' suggestions regarding the institutional actions to be taken to reduce student stress? In methodological terms, we used bibliographic research and field research based on an online questionnaire, composed of objective and subjective questions. In view of the above, it was possible to observe the incidence of stress symptoms in the students and the predominance of symptoms in certain school periods experienced by them.
Downloads
References
ALMEIDA, L. Y. et al. Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, [S. l.], v. 52, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WMkqg9DjzJDdkyfNyLYC9qB/abstract/?lang=A. Acesso
em: 04 set. 2023.
ARIÑO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, [S. l.], v. 12, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/btQCrZ9vq9YyZPh3bsRGFGw/?lang=pt Acesso em: 09 ago. 2023
BRASIL. Lei n. 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, 10 out. 1996.
CAMPOS, E. A. R. et al. Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Revista Gestão & Conexões, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 121-140, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/12066. Acesso em: 06 set. 2023.
COSTA, D. S. et al. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em estudantes de medicina e Estratégias Institucionais de Enfretamento. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 1-10, 29 nov. 2021.
EVERLY, G. S. A clinical guide to the treatment of the human stress response. New York: Plenum Press, 1989.
FONSECA, J. R. et al. Associação dos fatores de estresse e sintomas depressivos com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem. Rev. Esc. Enferm., São Paulo, v. 53, 03530, 2019.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/VvXkZqWYVfBxqGMwSGxpP8S/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2023.
LIPP, M. E. N. Crianças estressadas: causas, sintomas e soluções. Campinas, SP: Papirus,2006.
LIPP, M. E. N. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
MICHELON, C. M.; SANTOS, N. V. Questionário online como estratégia de coleta de dados para trabalho de conclusão de curso: relato de experiência. Revista de Casos e Consultoria, Natal, v. 13, p. 1-16, 18 nov. 2022. Anual. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30388/16245 Acesso em: 01 set. 2023.
MILSTED, J. G.; AMORIM, C.; SANTOS, M. Nível de estresse em alunos de psicologia do período noturno. [S. l.: s. n.], Educare, 2009.
MOREIRA, D. P.; FUREGATO, A. R. F. Stress and depression among students of the last semester in two nursing courses. Revista latino-americana de enfermagem, [S. l.], v. 21, n. SPE, p. 155-162, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/DtffcNbKSyCqdznKRm5Lq3P/?lang=en Acesso em: 26 ago. 2023.
MONTEIRO, C. F. S.; FREITAS, J. F. M.; RIBEIRO, A. A. P. Estresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Esc. Anna Nery, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 66-72, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/8L8zCLvz4W7nLwKyZ4Djr4y/abstract/?lang=pt . Acesso em: 06 jul. 2023.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial de Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2002.
SELYE, H. Stress: Atenção da Vida. São Paulo: IBRASA, 1956.
STURION, G.; BOFF, S. R. Avaliação do Estresse em Estudantes: uma revisão. Intellectus Revista Acadêmica Digital, Campinas, v. 63, n. 1, p. 154-169, mar. 2021. Trimestral. Disponível em: http://www.revistaintellectus.com.br/artigos/74.895.pdf. Acesso em: 07 ago. 2023.
TABAQUIM, M. L. M.; Marquesini, M. A. M. Study of the stress of parentes of patients with cleft palate in surgical process. Estudos de Psicol., [S. l.], v. 30, p. 4, p. 517-524.
VIANA, N. M. O. A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes: o caso do curso técnico subsequente de agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais campus Muzambinho. 2012. 148 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Política Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/8356/NaisaMarciaOliveiraViana.pdf;jsessionid=15BB4A327C661922D1A20060C71F6F41?sequence=1. Acesso em: 05 ago. 2023.
VIEIRA, L. N.; SCHERMANN, L. B. Estresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia, [S. l.], v. 46, p. 120- 130, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1150/115048330010.pdf Acesso em: 25 ago. 2023.
ZUARDI, A. W. Fisiologia do estresse e sua influência na saúde. São Paulo: USP, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/download/34894091/Fisiologia_do_estresse_1.pdf Acesso em: 26 ago. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Andressa Lima da Silva, Tailor Alves Cabral (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.