Acolhimento, escuta e diálogo
Ações de saúde mental na prática do orientador educacional
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19400Palavras-chave:
Educação e saúde, Acolhimento, ParceriaResumo
O retorno presencial às escolas pós-pandemia trouxe à tona uma problemática para além dos currículos: as questões de sofrimento mental nos estudantes se materializaram de forma concreta no âmbito educativo. Em uma escola federal do Rio de Janeiro, o Setor de Orientação Educacional (SOE), responsável por estar próximo dos estudantes e familiares, se deparou com maior procura por espaços de escuta e acolhimento. Em sua grande maioria, as queixas atravessaram os aspectos da socialização, convivência, depressão e ansiedade. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção de ações para a saúde mental na esfera escolar com estudantes, familiares e educadores. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata-se de um relato de experiência de professoras orientadoras educacionais do Ensino Fundamental – anos finais e do Ensino Médio. O trabalho aponta a importância de parcerias entre educação e saúde para atender as demandas que atravessam o contexto da aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Referências
ALVES, Adriana Andrade. A Intervenção Psicomotora na escola: ressignificando as práticas do orientador educacional. In: ALVES, Ricardo Carlos Santos; SCHAEFER, Kátia de Souza e Almeida Bizzo (org.). O olhar psicomotor na educação. Curitiba: CRV, 2019.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 11, n. 1, jun/2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/LJkJzRzQ5YgbmhcnkKzVq3x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: DF, Casa Civil, 13 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Lei 13.819 de 26 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; e altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998. Brasília: DF, Secretaria Geral da Presidência da República, 26 abr. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13819.htm. Acesso em: 11 dez. 2023.
ESTANISLAU, Gustavo; BRESSAN, Rodrigo. (org.) Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FARAJ, Suane; SILVA, Ana Claudia Pinto da; MANFIA, Ágata Caetano; VALER, Alessandro; PATIAS, Naiana Dapieve. Saúde Mental na Escola: reflexões sobre a saúde mental na comunidade escolar. Santa Maria, RS: UFSM, NEDEFE, 2022. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/518/2020/05/Cartilha-Saude-Mental-na-Escola.pdf. Acesso em: 13 dez. 2023.
FREIRE, Madalena. Educando o olhar da observação: Aprendizagem do olhar. In: FREIRE, Madalena; CAMARGO, Fatima; DAVINI, Juliana; MARTINS, Mírian. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
GIACAGLIA, Lia Renata Angelini; PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação Educacional na prática: princípios, histórico, legislação, técnicas e instrumentos. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
GOMES, Marise Miranda; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Orientadores educacionais em ação: novos tempos, novos rumos. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOTTA, Gabriela Spanghero. O papel das burocracias do nível da rua na implementação de políticas públicas: entre o controle e a discricionariedade. In: FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de (org.). Implementação de políticas públicas: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2012.
MUSSI, Ricardo; FLORES, Fábio; ALMEIDA, Claudio. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, out/dez 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/apraxis/v17n48/2178-2679-apraxis-17-48-60.pdf. Acesso em: 13 dez. 2023.
NOVAES, Regina. Notas sobre a invenção social de um singular sujeito de direito: juventude, juventudes. Revista de Ciencias Sociales, [S. l.], n. 25, p. 10-20, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4536/453644787002.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
OLIVEIRA, Bruno Diniz Castro de. Promoção de saúde mental de crianças e adolescentes na rede escolar: desafios para a atenção psicossocial e a intersetorialidade. 2021. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
OMS. Organização Mundial da Saúde. 170ª sessão do comitê executivo. Política para melhorar a saúde mental. Washington DC, EUA, 20 a 24 jun. 2022. Disponível em: https://www.paho.org/sites/default/files/ce170-15-p-politica-saude-mental_0.pdf . Acesso em: 11 dez. 2023.
SOUZA, Izabel Cristina de. Percepções de orientadores educacionais sobre apoio e parceria. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48557. Acesso em: 19 dez. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Andrade Alves, Izabel Cristina de Souza (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.