Acolhimento, escuta e diálogo

Ações de saúde mental na prática do orientador educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19400

Palavras-chave:

Educação e saúde, Acolhimento, Parceria

Resumo

O retorno presencial às escolas pós-pandemia trouxe à tona uma problemática para além dos currículos: as questões de sofrimento mental nos estudantes se materializaram de forma concreta no âmbito educativo. Em uma escola federal do Rio de Janeiro, o Setor de Orientação Educacional (SOE), responsável por estar próximo dos estudantes e familiares, se deparou com maior procura por espaços de escuta e acolhimento. Em sua grande maioria, as queixas atravessaram os aspectos da socialização, convivência, depressão e ansiedade. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção de ações para a saúde mental na esfera escolar com estudantes, familiares e educadores. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata-se de um relato de experiência de professoras orientadoras educacionais do Ensino Fundamental – anos finais e do Ensino Médio. O trabalho aponta a importância de parcerias entre educação e saúde para atender as demandas que atravessam o contexto da aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Adriana Andrade Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ no Setor de Orientação Educacional.

Izabel Cristina de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ no setor de Orientação Educacional. Doutoranda em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

ALVES, A. A.; SOUZA, I. C. de. Acolhimento, escuta e diálogo: Ações de saúde mental na prática do orientador educacional. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024006, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19400. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19400. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional