Acolhimento, escuta e diálogo

Ações de saúde mental na prática do orientador educacional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19400

Mots-clés :

Educação e saúde, Acolhimento, Parceria

Résumé

O retorno presencial às escolas pós-pandemia trouxe à tona uma problemática para além dos currículos: as questões de sofrimento mental nos estudantes se materializaram de forma concreta no âmbito educativo. Em uma escola federal do Rio de Janeiro, o Setor de Orientação Educacional (SOE), responsável por estar próximo dos estudantes e familiares, se deparou com maior procura por espaços de escuta e acolhimento. Em sua grande maioria, as queixas atravessaram os aspectos da socialização, convivência, depressão e ansiedade. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção de ações para a saúde mental na esfera escolar com estudantes, familiares e educadores. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata-se de um relato de experiência de professoras orientadoras educacionais do Ensino Fundamental – anos finais e do Ensino Médio. O trabalho aponta a importância de parcerias entre educação e saúde para atender as demandas que atravessam o contexto da aprendizagem dos estudantes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Andrade Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ no Setor de Orientação Educacional.

Izabel Cristina de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ no setor de Orientação Educacional. Doutoranda em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

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Publié-e

2024-07-12

Comment citer

ALVES, A. A.; SOUZA, I. C. de. Acolhimento, escuta e diálogo: Ações de saúde mental na prática do orientador educacional. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024006, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19400. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19400. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional