Saúde mental e adoecimento psíquico

O papel das instituições de ensino superior frente à prevenção, orientação e cuidados com a saúde mental de seus discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19381

Palavras-chave:

Transtorno Mental Comum, Ensino Superior, Gestão Universitária, Discentes, Saúde mental

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos gestores de IES frente à promoção de cuidados com a saúde mental de seus discentes. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado o método de abordagem bibliográfica. A pesquisa bibliográfica busca a solução de um problema, mediante a investigação de referenciais teóricos publicados, o que possibilita o levantamento de informações para analisar e discutir as diversas contribuições científicas acerca do objeto pesquisado. Os estudantes universitários estão enfrentando um número crescente de desafios em suas vidas pessoais e acadêmicas, e muitos estão lidando com transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse. Nesse sentido, o papel das Instituições frente aos cuidados da saúde mental dos discentes é fundamental para garantir que os estudantes tenham acesso a serviços de qualidade e possam ter um bom desempenho acadêmico e pessoal. 

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Biografia do Autor

Hudmilla de S. Aragão, Faculdade Alfredo Nasser de Remanso

Docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser de Remanso.

Flávia Emília C. V. Fernandes, Universidade de Pernambuco

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

Franciela Félix de C. Monte, Universidade de Pernambuco

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da UPE.

Rosana Alves de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Docente Permanente do PPGDIDES.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

ARAGÃO, H. de S.; FERNANDES, F. E. C. V.; MONTE, F. F. de C.; MELO, R. A. de. Saúde mental e adoecimento psíquico: O papel das instituições de ensino superior frente à prevenção, orientação e cuidados com a saúde mental de seus discentes . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024010, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19381. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19381. Acesso em: 15 out. 2024.