Saúde mental e adoecimento psíquico
O papel das instituições de ensino superior frente à prevenção, orientação e cuidados com a saúde mental de seus discentes
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19381Mots-clés :
Transtorno Mental Comum, Ensino Superior, Gestão Universitária, Discentes, Saúde mentalRésumé
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos gestores de IES frente à promoção de cuidados com a saúde mental de seus discentes. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado o método de abordagem bibliográfica. A pesquisa bibliográfica busca a solução de um problema, mediante a investigação de referenciais teóricos publicados, o que possibilita o levantamento de informações para analisar e discutir as diversas contribuições científicas acerca do objeto pesquisado. Os estudantes universitários estão enfrentando um número crescente de desafios em suas vidas pessoais e acadêmicas, e muitos estão lidando com transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse. Nesse sentido, o papel das Instituições frente aos cuidados da saúde mental dos discentes é fundamental para garantir que os estudantes tenham acesso a serviços de qualidade e possam ter um bom desempenho acadêmico e pessoal.
Téléchargements
Références
ABREU, S.; MURTA, S. G. A. Pesquisa em prevenção em saúde mental no brasil: a perspectiva de especialistas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, Brasília, v. 34, p. 1-11, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e34413. Acesso em: 16 mar. 2023.
ALMEIDA FILHO, N. A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior: colleges vs. Vikings. Revista Lusófona de Educação, [S. l.], v. 32, n. 32, 2016. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5508. Acesso em: 26 jan. 2024.
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 1, p. 81-83, 2002. Disponível em: pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-04712002000200002. Acesso em: 16 mar. 2023.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2013
ANGÉLICO, A. I. A. Ansiedade, sintomatologia depressiva e comorbilidades em pessoas devido a COVID19: 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, 2021. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/39316/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado_Andreia%20Ang%c3%a9lico.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
ANTUNES J. Estresse e doença: o que diz a evidência? Psicologia, saúde e doenças, Lisboa, v. 20, n. 3, p. 591-603, jun. 2019. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.15309/19psd200304. Acesso em: 12 jan. 2023
AZIZ. E.; THOMAS, R. Mental health of French students during the Covid-19 pandemic. Journal of Affective Disorders, [S. l.], v. 277, p. 392-393, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.08.042. Acesso em: 16 mar. 2023
BAPTISTA, M. N; OLIVEIRA, A. A. Sintomatologia de depressão e suporte familiar em adolescentes: um estudo de correlação. Journal of Human Growth and Development, Santo André, v. 14, n. 3, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/40168/43034. Acesso em: 14 jan. 2023
BARDAGI, M. P. Evasão e comportamento vocacional de universitário: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. 2007. 242 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007.
BASTOS, F. S. A contribuição da universidade para a formação do sujeito moral. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p. 173-190, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/582. Acesso em: 18 mar. 2023
BENETON, E. R.; SCHMITT, M.; ANDRETTA, I. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 22, n. 1, p. 145-159, jun. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702021000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2024.
BERGAMASCHI, R. A saúde mental dos estudantes universitários através do olhar dos gestores. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Psicologia) – Univates, Lajeado, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615252. Acesso em: 23 mar. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm. Acesso em: 26 jan. 2024.
CASTRO, V. R. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco, Amparo, v. 9, n. 1, p. 380-401, 2017.
CERCHIARI, E. A. N.; CAETANO, D.; FACCENDA, O. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 25, n. 2, p. 252–265, jun. 2005. DOI: 10.1590/S1414-98932005000200008.
CINTRA, G. S.; CRISTOVÃO, A. X.; SILVA, M. V. de A.; JAPIASSÚ, L. F. F.; CORAZZA, A. V. Prevalência de Transtorno de Ansiedade Generalizada em Estudantes de Medicina: Revisão da Literatura. Archives of Health Investigation, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 832–835, 2022. DOI: 10.21270/archi.v11i5.6020. Disponível em: https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/6020. Acesso em: 17 mar.2023.
CORREIA, K. C. R. et al. Saúde Mental na Universidade: Atendimento Psicológico Online na Pandemia da Covid-19. Psicologia: Ciência e Profissão, [S. l.], v. 43, p. e245664, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/NSMwVQRhDhbqnpmZ9LzqTyD/. Acesso em: 23 jan. 2023.
COSTA, D. S. da. et al. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 1, p. e040, 2020. DOI: 10.1590/1981-5271v44.1-20190069.
CURY, A. S. Cuidados com a saúde mental. São Paulo: Editora Gente. 2017.
CZEISLER, M. É. et al. Saúde mental, uso de substâncias e ideação suicida durante a pandemia de COVID-19 - Estados Unidos, 24 a 30 de junho de 2020. Mmwr Morb Mortal Wkly, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 1049-1057, 14 ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15585/mmwr.mm6932a1. Acesso em: 25 mar. 2023.
EISENBERG, D. et al. Prevalência e correlatos de depressão, ansiedade e suicídio em estudantes universitários. Jornal Americano de Ortopsiquiatria, [S. l.], p. 534-542. jan. 2013. DOI: 10.1037/0002-9432.77.4.534.
ESKIN M. et al. Comportamento suicida e sofrimento psíquico em estudantes universitários: um estudo de 12 países. Jornal Oficial da Academia Internacional de Pesquisa sobre o Suicídio, [S. l.], p. 369-388, 2016. DOI: DOI:10.1080/13811118.2015.1054055
FORTES, S. et al. Common mental disorders in Petrópolis-RJ: a challenge to integrate mental health into primary care strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 150-156. jun. 2011. DOI: 10.1590/S1516-44462011000200010
FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. V Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior. Brasília, DF: Fonaprace, 2018.
GHOSH, J. M. Unexplained somatic symptoms–diagnostic window for mental disorders. Journal of Indian Medical Association, [S. l.], v. 104, n. 5, p. 255-259, maio 2006. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/1705857. Acesso em: 18 mar. 2023.
GORWOOD, P. Neurobiological mechanisms of anhedonia. Dialogues in Clinical Neuroscience, [S. l.], v. 10, p. 291-299, 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3181880/. Acesso em: 14 jan. 2023.
KEYES, C. L. M. O continuum da saúde mental: de definhar a florescer na vida. Revista de Saúde e Comportamento Social. v. 43, n. 2. p. 95-108. 2007. DOI: 10.1037/0003-066X.62.2.95
LEÃO, A. M. et al. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 42, n. 4, p. 55–65, out. 2018.
LEI, L. et al. Comparação da prevalência e fatores associados de ansiedade e depressão entre estudantes universitários chineses durante a doença por coronavírus 2019 e antes da pandemia. Jornal de Transtornos Afetivos, v. 281, p. 595-600, 2021. DOI: 10.1016/j.jad.2020.12.014
LIPSON, R. L.; LIPSON, S. K. Saúde mental em campi universitários: uma revisão da literatura. Academia Nacional de Medicina, [S. l.], v. 95, n. 7, p. 107-112. 2014.
LOPES A.B. et al. Vista do Transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão narrativa, Revista Eletrônica Acervo Científico, [S. l.], v. 35, p.1-7. set. 2021. DOI: 10.25248/REAC.e8773.2021
MARTINS, A. B. T. et al. Sentimento de angústia e isolamento social de universitários da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 33, p. 1-9. 2020. DOI: 10.5020/18061230.2020.11444
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.
MINAYO, M. C. S.; SOUZA, E. R. Violência sob o olhar da saúde: A infranção da dignidade e dos direitos humanos. Cadernos de Saúde Pública, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 7-18, 2019.
MURCHO, N. A et al. Transtornos mentais comuns nos cuidados de saúde primários: um estudo de revisão. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, [S. l.], v. 15, p. 30-36, 2016. DOI:10.19131/rpesm.0129
OLIVEIRA, E. B. et al. Transtornos mentais comuns em acadêmicos de enfermagem do ciclo profissionalizante. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 73, p. 1-6, 2020.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Saúde Mental. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao. Acesso em: 12 jan. 2023.
OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Depressão. Disponível em: htps://www.paho.org/pt/topicos/depressão. Acesso em: 12 jan. 2023.
PATTON, G. C. et al. Our future: a Lancet commission on adolescent health and wellbeing. Lancet, [S. l.], v. 387, n. 10036, p. 2423-2478, jun. 2016. DOI: 10.1016/S0140-6736(16)00579-1.
PODE CONTAR – O aspecto químico da depressão. Disponível em: https://www.medley.com.br/podecontar/preciso-ajuda/depressao-aspecto-quimico. Acesso em: 14 jan. 2023.
PRETO V.A, et al. Percepção de estresse nos acadêmicos de enfermagem, Revista enfermagem, UFPE online, v. 12, n. 3, p. 708-715, 2018. DOI: 10.5205/1981-8963-v12i3a231389p708-715-2018.
PRINCE, M. et al. No health without mental health. Global Mental Health. Lancet. v, 370, p. 859-877, set. 2007. DOI: 10.1016/s0140-6736(07)61238-0
RODRIGUES, D. S. et al. Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em estudantes de uma universidade pública brasileira. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 30, 2022. DOI: 10.1590/2526-8910.ctoAO252833051.
STALLMAN, H. M. Comportamentos e atitudes de autocuidado de estudantes de psicologia. Psicologia aprendizagem e ensino, [S. l.], v, 9, n. 1, p. 21-25, 2010.
TEIXEIRA A. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; 1998.
TEIXIERA A. Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S. l.], v. 50, p. 21-82, 1968.
VASCONCELOS, T. C. et al. Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Recife, v. 39, p. 135-142, 2015. DOI: 10.1590/1981-52712015v39n1e00042014.
VAZ, R. A.; VAZ, W. M. O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida. Pesqui. prát. psicossociais, São João del-Rei, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 1-12, dez. 2019.
XAVIER, A. et al. Subjetividade e sofrimento psíquico na formação do Sujeito na Universidade. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 427-451, 2008. Disponível em: pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482008000200008. Acesso em: 28 mar. 2023.
WHO. World Health Organization. Mortality and Morbidity Statistics. Geneve, 2021. Disponível em: https://icd.who.int/browse11/l-m/en. Acesso em: 23 fev. 2023.
ZBUINOVICZ, K. F.; MARIOTTI, M. C. The vulnerabilities of University Students: an integrative review. SciELO Preprints, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3011. Acesso em: 01 mar. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Hudmilla de Sousa Aragão, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Franciela Félix de Carvalho Monte, Rosana Alves de Melo (Autor) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.