POLÍTICAS DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise das matrículas no Censo Escolar/INEP e a sua relação com os programas Brasil Profissionalizado e Pronatec

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.93-113

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Políticas públicas de gestão, Financiamento da educação, Brasil Profissionalizado, Pronatec

Resumen

Objetiva-se apresentar dados de matrículas de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e as relações existentes entre as matrículas observadas e as políticas públicas de gestão e financiamento, em âmbito federal, que impactaram direta ou indiretamente na oferta desta modalidade de ensino no Brasil, especificamente em relação ao Programa Brasil Profissionalizado e ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os quais são responsáveis pelos maiores impactos nas matrículas no período estudado. A produção de dados, entre 2007 e 2018, se deu mediante análise das informações do censo escolar disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tendo como diretriz metodológica a análise crítica de matriz histórico-dialética, para a qual interessa uma aproximação cada vez maior do fenômeno estudado, a fim de apreender sua historicidade, contradições e determinações. Os dados revelaram, genericamente, a relação entre os movimentos das matrículas e os investimentos de recursos do governo central na EPT, evidenciando a dependência das instituições de ensino das redes públicas e privadas de EPT no Brasil em relação às políticas públicas para a modalidade coordenadas e financiadas pelo Ministério da Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celia Tanajura Machado, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias da Educação da Universidade do Estado da Bahia. ORCID: 0000-0001-9015-2726. E-mail: celia.tanajura@gmail.com

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. ORCID: 0000-0003-4847-9148. E-mail:  anaililferreira@yahoo.com.br

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

MACHADO, C. T.; FERREIRA, L. S. POLÍTICAS DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise das matrículas no Censo Escolar/INEP e a sua relação com os programas Brasil Profissionalizado e Pronatec. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 93–113, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.93-113. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7784. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático