POLÍTICAS DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise das matrículas no Censo Escolar/INEP e a sua relação com os programas Brasil Profissionalizado e Pronatec

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.93-113

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Políticas públicas de gestão, Financiamento da educação, Brasil Profissionalizado, Pronatec

Abstract

Objetiva-se apresentar dados de matrículas de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e as relações existentes entre as matrículas observadas e as políticas públicas de gestão e financiamento, em âmbito federal, que impactaram direta ou indiretamente na oferta desta modalidade de ensino no Brasil, especificamente em relação ao Programa Brasil Profissionalizado e ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os quais são responsáveis pelos maiores impactos nas matrículas no período estudado. A produção de dados, entre 2007 e 2018, se deu mediante análise das informações do censo escolar disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tendo como diretriz metodológica a análise crítica de matriz histórico-dialética, para a qual interessa uma aproximação cada vez maior do fenômeno estudado, a fim de apreender sua historicidade, contradições e determinações. Os dados revelaram, genericamente, a relação entre os movimentos das matrículas e os investimentos de recursos do governo central na EPT, evidenciando a dependência das instituições de ensino das redes públicas e privadas de EPT no Brasil em relação às políticas públicas para a modalidade coordenadas e financiadas pelo Ministério da Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celia Tanajura Machado, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias da Educação da Universidade do Estado da Bahia. ORCID: 0000-0001-9015-2726. E-mail: celia.tanajura@gmail.com

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. ORCID: 0000-0003-4847-9148. E-mail:  anaililferreira@yahoo.com.br

Published

2020-05-06

How to Cite

MACHADO, C. T.; FERREIRA, L. S. POLÍTICAS DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: uma análise das matrículas no Censo Escolar/INEP e a sua relação com os programas Brasil Profissionalizado e Pronatec. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 93–113, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.93-113. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7784. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático