A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13922Palabras clave:
currículo integrado., Educação profissional, formação docenteResumen
Esse artigo parte da inquietação de uma pedagoga ao perceber as dificuldades de implementação do currículo integrado nos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, uma vez que a integração justifica, em grande medida, a razão de existência desses cursos, para a formação integral dos sujeitos que precisam ingressar no mundo do trabalho mais cedo, sem que isso aconteça como uma justaposição do currículo da Educação Básica com a formação profissional. Ao constatar essa dificuldade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Jequié, Estado da Bahia, esse artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, buscou delinear caminhos que possam favorecer tal construção. Mais que trazer conceitos que são caros à especificidade da proposta da Educação Profissional, em seu comprometimento com a população menos privilegiada, esse estudo traz conceitos do campo para mostrar a necessidade de uma pedagogia do trabalho na construção do currículo integrado, considerando sua importância, tanto no aspecto social como político, quando se tem, com a reforma do Ensino Médio, a formação profissional como um itinerário formativo da Educação Básica, que, sendo tratado de forma aligeirada, desconstrói a concepção de integração defendida pelos Institutos.
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