A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13922

Palavras-chave:

currículo integrado., Educação profissional, formação docente

Resumo

Esse artigo parte da inquietação de uma pedagoga ao perceber as dificuldades de implementação do currículo integrado nos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, uma vez que a integração justifica, em grande medida, a razão de existência desses cursos, para a formação integral dos sujeitos que precisam ingressar no mundo do trabalho mais cedo, sem que isso aconteça como uma justaposição do currículo da Educação Básica com a formação profissional. Ao constatar essa dificuldade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Jequié, Estado da Bahia, esse artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, buscou delinear caminhos que possam favorecer tal construção. Mais que trazer conceitos que são caros à especificidade da proposta da Educação Profissional, em seu comprometimento com a população menos privilegiada, esse estudo traz conceitos do campo para mostrar a necessidade de uma pedagogia do trabalho na construção do currículo integrado, considerando sua importância, tanto no aspecto social como político, quando se tem, com a reforma do Ensino Médio, a formação profissional como um itinerário formativo da Educação Básica, que, sendo tratado de forma aligeirada, desconstrói a concepção de integração defendida pelos Institutos.

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Biografia do Autor

Verena Santos Andrade Ferreira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA

Pedagoga doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Mestre em Estudo de Linguagens - UNEB

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

SANTOS ANDRADE FERREIRA, V. . A Pedagogia do trabalho no direito à formação integrada. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13922. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13922. Acesso em: 19 abr. 2024.