Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10985

Palabras clave:

Psicologia educacional, Educação inclusiva, Formação de professores, Monitores

Resumen

Este texto relata uma pesquisa que procurou analisar as contribuições da formação realizada com os monitores de/para Educação Especial do município de Arroio Grande/RS, decorrentes de um processo com base no debate com os professores da escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, intervencionista, do tipo pedagógica. Os sujeitos participantes foram cinco monitores e seis professores. Para avaliar a intervenção, foram utilizadas a observação, a análise documental e as entrevistas. Como forma de analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados foram descritos por meio de três categorias: “A recepção (pedagógica) aos monitores”; “Quem orienta o trabalho do monitor? O professor”; “Os debates e as aprendizagens dos monitores”. Os resultados apontam para as aprendizagens dos monitores, embora, salienta-se que seja urgente repensar uma melhor organização do processo de seleção de monitores para atuarem em Educação Especial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudete Botelho Ferreira, Professora da Rede Municipal de Arroio Grande

Mestra em Educação (UNIPAMPA). Professora da Rede Municipal de Arroio Grande. E-mail: cloferreira@gmail.com

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação (UNIPAMPA). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação (UNIPAMPA). E-mail: bentoselau@unipampa.edu.br

Cristina Boéssio, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação (UFPel). Professora Adjunta (UNIPAMPA). E-mail: cristinaboessio@unipampa.edu.br

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

CASTRO, R. F. DE; DAMIANI, M. F.; SELAU, B. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. Educação, v. 39, n. 4, p. s66-s75, 31 dez. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259 Acesso em: 27 out. 2020.

CORDEIRO. C. M. O papel do tutor no contexto da educação inclusiva: formação e dificuldades. Revista Educação em Foco, n. 9. 2017. Disponível em: portal.unisepe.com.br Acesso em: 20 de outubro de 2018.

COSTAS, F.; SELAU, B. On fundamentos de defectología and the development of Special Education teachers in Brazil. Educação, v. 41, 3, p. 401-10, Sept./Dec. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/31865 Acesso em: 20 out. 2020.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, May/Aug. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822 Acesso em: 14 abr. 2020.

FARIAS, A. L. P.; PEREIRA, L. G; SANTOS, W. Importância do cuidador escolar na educação de alunos com necessidades educativas especiais: da educação especial no modelo segregado a perspectiva da educação inclusiva. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Campina Grande/ Paraíba: 2016. Disponível em: http://www2.unifap.br/nai/2016/08/24/ii-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva-ii-jornada-chilena-brasileira-de-educacao-inclusiva. Acesso em: 17 jun. 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, J. B. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ci. Sociais/Humanas, v. 17, n. 3, p. 266-273, set. 1996. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc Acesso em: 20 dez 2018.

OREAL/UNESCO. Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.

PINHEIRO, S. N. S. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar? Tese (Doutorado em Educação) ─ Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE. Contrato de Prestação de Serviço. n. 02/2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE. Secretaria Municipal de Administração. Edital Processo Seletivo. n.01/2018.

ROCHEFORT, R. S. Ensinar a ensinar... Aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade. Tese (Doutorado em Educação) ─ Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

SELAU, B.; RODRIGUES, S. P.; COSTAS, F. CORDEIRO, A. Students with intellectual disabilities learning fractions: intentional pedagogical actions based on concepts of Vygotsky’s defectology. Série-Estudos, v. 25, n. 54, p. 261-291, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1402 Acesso em: 27 out. 2020.

SILVA JÚNIOR, B. S. Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski. Tese (Doutorado em Educação) ─ Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: Problemas de psicología geral. Madrid: Visor, 1993.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: Fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

FERREIRA, C. B.; SELAU, B.; BOÉSSIO, C. Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 179–196, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10985. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985. Acesso em: 22 nov. 2024.