A NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO: uma análise das escolas “concertadas” na Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.241-260

Palavras-chave:

Educação, Nova Gestão Pública, Sistemas Educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Nova Gestão Pública (NGP) na educação, investigando que elementos influenciaram o sistema educacional na Espanha. A administração pública moderna tem utilizado nas últimas décadas estratégias cada vez mais racionalistas, alinhadas a uma tendência de organização dos processos de gestão no contexto da globalização e da mercantilização dos serviços públicos. Neste sentido, os sistemas educacionais reproduzem esse contexto histórico, incorporando em suas práticas ações que reverberam as políticas de governo, corroborando as tendências internacionais que se amplificam no âmbito da globalização. O presente trabalho configura-se como um ensaio teórico que se fundamenta na legislação educacional por meio de elementos formais que nos auxiliaram na elaboração das categorias de análise. Diante das evidências apresentadas, podemos concluir que a NGP como um fenômeno internacional, tem sido incorporada na administração pública de vários países, inclusive na Espanha, com a argumentação de modernização do Estado e efetivação de mecanismos de monitoramento e regulação, influenciando nos sistemas educacionais de forma a estabelecer uma educação padronizada com foco no resultado.

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Biografia do Autor

Juliano Mota Parente, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista. Pós-doutor em Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Doutor em Educação (UNESP/Presidente Prudente). Mestre em Educação (UNISAL). Membro do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE/UNESP/Marília). ORCID 0000-0001-6309-9632. E-mail: julianomparente@gmail.com

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

PARENTE, J. M. A NOVA GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO: uma análise das escolas “concertadas” na Espanha. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 241–260, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.241-260. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8887. Acesso em: 22 dez. 2024.