Educação Integral, Gestão e Cidadania no Campo

uma abordagem interdisciplinar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22085

Mots-clés :

Interdisciplinaridade, formação integral, participação social

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar a inter-relação entre a educação integral, a gestão escolar e a cidadania no contexto da educação do campo, utilizando uma abordagem interdisciplinar. A pesquisa analisa o Referencial Curricular Municipal (RCM) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola rural para entender como esses documentos orientadores incorporam e promovem a educação integral, a gestão pedagógica e o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes. Adotando o método de pesquisa documental, o estudo utiliza fontes primárias como o RCM e o PPP para examinar diretrizes pedagógicas e curriculares. A análise foi realizada com base em categorias como interdisciplinaridade, formação integral e participação social, com o objetivo de identificar princípios e práticas que favorecem a formação integral do sujeito e a construção de uma cidadania ativa. Os resultados preliminares indicam que, apesar das diretrizes claras para a educação integral, existem desafios na implementação dessas práticas, especialmente na articulação entre áreas de conhecimento, gestão escolar e a realidade sociocultural do campo. As conclusões ressaltam a necessidade de uma maior integração entre o currículo escolar e a vivência comunitária, além do fortalecimento de políticas públicas que assegurem a formação cidadã e a permanência dos estudantes na escola. Este estudo contribui para o debate sobre as especificidades da educação no campo, destacando a importância de uma gestão eficaz e práticas pedagógicas que promovam a inclusão e o desenvolvimento pleno dos sujeitos em seus contextos locais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Belarmina Rodrigues Sena Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa-BA

É licenciada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2019); Especialista em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2021); Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB); Atua como Coordenadora Pedagógica em uma escola de Educação Integral em Tempo Integral em Bom Jesus da Lapa-BA.

Leonídia Cristina Fernandes Alves Macedo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa-BA

É graduada em Filosofia pela Faculdade João Calvino - FJC (2010); Especialista em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED (2011); Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB); Atua como Secretária de Educação em Bom Jesus da Lapa-BA.

Iure Dourado Coelho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

É graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia, Trabalho e Educação Ambiental (GEPECATEA).

Isaura Francisco de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB /Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

É licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Mestra em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB); Doutoranda em Educação pelo PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Professora efetiva do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT Campus XVII da UNEB; e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo; Agroecologia, Trabalho e Educação Ambiental (GEPECATEA).

Références

ARROYO, M. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, maio/ago, 2007. p. 157-176. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 20 out. 2024

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2015;

BRASILEIRO, L. F. Pesquisa qualitativa: uma análise introdutória. In: LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012. p. 49-62;

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para análise de percurso. Educação do Campo: Semiárido, Agroecologia, Trabalho e Projeto Político Pedagógico. Coleção Cadernos Temáticos. Santa Maria da Boa Vista–PE, 2010.

COGO, T. P.; CARDOSO, J. B. Educação do Campo: uma análise crítica sobre a representação da modalidade na BNCC brasileira em tempos de neoliberalismo. Revista Educación, Política y Sociedad, v. 8, n. 2, p. 121–155, 2023. Disponível em: https://revistas.uam.es/reps/article/view/16947. Acesso em: 8 nov. 2024.

COLARES, M. L. I. S.; CARDOZO, M. J. P. B.; ARRUDA, E. P. de. Educação integral e formação docente: questões conceituais e legais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1529–1546, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15296. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15296. Acesso em: 7 nov. 2024.

DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1997

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. Coleção Educar. v. 13,

São Paulo: Loyola, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir. Educação para a Sustentabilidade: Uma Questão de Cidadania. São Paulo: Cortez, 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GONÇALVES, C. A.; SÔNEGO, F. Educação integral: qual a relevância para o desenvolvimento dos alunos. Disciplinarum Scientia, v. 24, n. 1, p. 155-174, 2023.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.

NOGUEIRA, M. Educação e Cidadania: Reflexões e Práticas. Campinas: Papirus, 2003.

OLIVEIRA, B. R. S.; FERNANDES, R. A.; DOURADO, R. de C. S. Educação Integral em tempo ampliado: uma abordagem acerca da Educação do Campo. In. SILVA, S. C. C. G. da; SILVA, L. de M.; LIMA, V. G.; CARVALHO, M. V. L.; Educação, Políticas Públicas e Religião: Diálogos Interventivos. V. 3, Santo Ângelo: Metrics, 2024.

ROSA, G. G.; LIMA, N. W.; CALVACANTI, C. J. DE H. De que cidadania estamos falando? uma revisão de literatura das pesquisas em educação em ciências com perspectiva de formação para cidadania. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 25, p. e45653, 2023.

SANTOS, B. S. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Porto: Edições Afrontamento, 2006.

SANTOS, M. A Natureza da Escola e a Pedagogia da Inclusão. São Paulo: Editora Brasiliense. 2007.

SAVIANI, D. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In:

MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. pp. 197-226

SOUZA, M. A. de et al. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, p. 4-25, 2022.

TAVANO, P. T.; ALMEIDA, M. I. de. Currículo: um artefato sócio-histórico-cultural. Rev. Espaço do Currículo, v.11, n.1, p. 29-44, João Pessoa, jan./abr., 2018.

TEIXEIRA, A. Educação e Nacionalidade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1962.

Publié-e

2025-01-16

Comment citer

RODRIGUES SENA OLIVEIRA, B.; FERNANDES ALVES MACEDO, L. C.; DOURADO COELHO, I.; FRANCISCO DE OLIVEIRA, I. Educação Integral, Gestão e Cidadania no Campo: uma abordagem interdisciplinar. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22085. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22085. Acesso em: 21 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier : L'interdisciplinarité à l'ordre du jour : socialiser différents contextes de recherche

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.