Percurso formativo
desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógica acerca da investigação do MPIES
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22042Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Mestrado Profissional, Atribuições Legais, Percurso Formativo, Formação Continuada em ServiçoResumo
Este artigo tem como objetivo identificar a importância do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais. Tendo como questão norteadora: De que modo aconteceu o desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógicas no decorrer do percurso formativo através do MPIES? A partir das entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadoras pedagógicas, que foram as colaboradoras da pesquisa, e fizeram parte da turma dois e da turma três do MPIES. Foi utilizada a análise de categorias de acordo a Bardin (2011), para melhor compreensão do estudo. Alguns autores que embasaram essa pesquisa foram: Day (2001); Gatti e Barreto (2009); Libâneo (2004); Vasconcellos (2006, 2010); Nóvoa (2009); Tardif (2002), dentre outros. Portando, as pesquisadoras trouxeram em suas falas a melhoria do desenvolvimento das suas atribuições através do percurso formativo no MPIES, com transformações que ocorreram nos seus contextos de trabalho e implicações a partir das investigações.
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