Percurso formativo

desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógica acerca da investigação do MPIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22042

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Mestrado Profissional, Atribuições Legais, Percurso Formativo, Formação Continuada em Serviço

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a importância do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais. Tendo como questão norteadora: De que modo aconteceu o desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógicas no decorrer do percurso formativo através do MPIES? A partir das entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadoras pedagógicas, que foram as colaboradoras da pesquisa, e fizeram parte da turma dois e da turma três do MPIES. Foi utilizada a análise de categorias de acordo a Bardin (2011), para melhor compreensão do estudo. Alguns autores que embasaram essa pesquisa foram: Day (2001); Gatti e Barreto (2009); Libâneo (2004); Vasconcellos (2006, 2010); Nóvoa (2009); Tardif (2002), dentre outros. Portando, as pesquisadoras trouxeram em suas falas a melhoria do desenvolvimento das suas atribuições através do percurso formativo no MPIES, com transformações que ocorreram nos seus contextos de trabalho e implicações a partir das investigações.

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Biografia do Autor

Vanessa Goes Lima, Universidade do Estado da Bahia - PPGIES/UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus XI). Estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa intitulado Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS).  Mestra em Intervenção Educativa e Social pelo Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB). Pós-graduanda na especialização Alfabetização e Letramento pelo IFBAIANO. Atualmente é professora da rede municipal de Feira de Santana-BA.

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora pelo Programa Bachillerato en Ciencias y Humanidades pela Universidad de Santiago de Chile. Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -PPGEduC. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -PPGEduC. Professora Permanente, orientadora e vicecoordenadora do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB/Campus XI).

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

GOES LIMA, V.; BARRETO DE AMORIM, I. Percurso formativo: desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógica acerca da investigação do MPIES. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22042. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22042. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interdisciplinaridade em pauta: socializando os diferentes contextos de pesquisa