Percurso formativo

desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógica acerca da investigação do MPIES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22042

Mots-clés :

Coordenação Pedagógica, Mestrado Profissional, Atribuições Legais, Percurso Formativo, Formação Continuada em Serviço

Résumé

Este artigo tem como objetivo identificar a importância do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais. Tendo como questão norteadora: De que modo aconteceu o desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógicas no decorrer do percurso formativo através do MPIES? A partir das entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadoras pedagógicas, que foram as colaboradoras da pesquisa, e fizeram parte da turma dois e da turma três do MPIES. Foi utilizada a análise de categorias de acordo a Bardin (2011), para melhor compreensão do estudo. Alguns autores que embasaram essa pesquisa foram: Day (2001); Gatti e Barreto (2009); Libâneo (2004); Vasconcellos (2006, 2010); Nóvoa (2009); Tardif (2002), dentre outros. Portando, as pesquisadoras trouxeram em suas falas a melhoria do desenvolvimento das suas atribuições através do percurso formativo no MPIES, com transformações que ocorreram nos seus contextos de trabalho e implicações a partir das investigações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanessa Goes Lima, Universidade do Estado da Bahia - PPGIES/UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus XI). Estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa intitulado Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS).  Mestra em Intervenção Educativa e Social pelo Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB). Pós-graduanda na especialização Alfabetização e Letramento pelo IFBAIANO. Atualmente é professora da rede municipal de Feira de Santana-BA.

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora pelo Programa Bachillerato en Ciencias y Humanidades pela Universidad de Santiago de Chile. Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -PPGEduC. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -PPGEduC. Professora Permanente, orientadora e vicecoordenadora do Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB/Campus XI).

Références

Bahia. Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002. Dispõe sobre o Estatuto do

Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e dá outras

providências. Salvador: Assembleia Legislativa, [2002]. Disponível em:

https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/85404/lei-8261-02. Acesso em: 10 de abril de 2023.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Day, C. Os professores enquanto investigadores. In: DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.47-84.

Gatti, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

Geglio, P. O. O papel do coordenador na formação do professor em serviço. In: PALCCO. V. M. de S. ALMEIDA, L. R. de. (Org.) O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 113-119.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Libâneo, José Carlos. Organização e gestão da escola - teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

Lourenço, E. A. V. Coordenador pedagógico: desafios da sua prática em tempo de pandemia na rede estadual de educação. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 254-262, Belo Horizonte, 2020.

Minayo, M. C. de S. O desfio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES,

R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NÓVOA, A. A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

Pereira, Luciana Oliveira Simões. Formação continuada em serviço: perspectiva interdisciplinar no âmbito de uma escola do campo no território do sisal. 2021. 144 fl. Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Intervenção Educativa E Social – MPIES. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Departamento de Educação (DEDC) - Campus XI. Serrinha, Bahia, 2021.

Santiago, Regiane Queiroz Mota da. Formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do território do sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário. 2022. 152 fl. Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Intervenção Educativa E Social – MPIES. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Departamento de Educação (DEDC) - Campus XI. Serrinha, Bahia, 2022.

Silva, Gisélia Lima da. Práticas de avaliação da aprendizagem: Perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no Território do Sisal. 2021. 157 fl. Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Intervenção Educativa E Social – MPIES. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Departamento de Educação (DEDC) - Campus XI. Serrinha, Bahia, 2021.

Tardif, M. Saberes docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002.

Teixeira, Patrícia Magalhães. Professores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do Território do Sertão Produtivo – Bahia. 2022. 135 fl. Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Intervenção Educativa E Social – MPIES. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Departamento de Educação (DEDC) - Campus XI, Serrinha, Bahia, 2022.

Vasconcellos, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do Projeto

Político Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2006.

Vasconcellos, C. S. Currículo: a atividade humana como princípio educativo. 2. ed. São Paulo: Libertad, 2010.

Publié-e

2025-01-16

Comment citer

GOES LIMA, V.; BARRETO DE AMORIM, I. Percurso formativo: desenvolvimento das atribuições legais de coordenadoras pedagógica acerca da investigação do MPIES. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22042. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22042. Acesso em: 21 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier : L'interdisciplinarité à l'ordre du jour : socialiser différents contextes de recherche