Teatro e Espanhol como ferramentas de expressão
Combate ao Etarismo e produção de subjetividade na Educação Online
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22078Palavras-chave:
Educomunicação, Espanhol, Etarismo, Sensibilidade Pedagógica, Teatro OnlineResumo
Este estudo[1] investiga o processo criativo do audiodrama Los Ciegos[2], desenvolvido no curso de teatro online voltado ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com alunos acima de 60 anos do programa de Maturidade Ativa “universIDADE” da Unicamp. O objetivo foi analisar como o teatro pode restaurar a criatividade e a crítica em sujeitos educados sob modelos positivistas, afetados pelo Capitalismo Cognitivo e pela perda da “sensibilidade vibrátil”. A metodologia adotou uma abordagem de “Metodologia Ativa”, integrando teatro e ensino de espanhol, com o uso de gamificação e etnografia cartográfica inspirada nos Hypomnemata de Foucault. O Teatro do Oprimido (Boal) e os Jogos Teatrais (Spolin) foram utilizados para estimular a alteridade e a criatividade em um ambiente online. A obra simbolista de Maurice Maeterlinck, “Os Cegos” (1890), foi transformada em audiodrama, com participantes que nunca haviam atuado antes, utilizando técnicas de improvisação e storytelling para processar suas próprias vivências. Os resultados indicaram transformações significativas nos participantes, incluindo maior consciência crítica em relação às fake news, desenvolvimento da criatividade, combate ao isolamento social e ao etarismo. Também foi observada a conquista da fluência em espanhol, com o teatro funcionando como uma ferramenta poderosa para a expressão de histórias pessoais e coletivas. Conclui-se que o teatro online, aliado ao ensino de línguas, promove a restauração da sensibilidade e da criatividade em sujeitos 60+, combatendo o etarismo e fomentando a criação ativa de narrativas críticas em um contexto digital. O projeto se alinha ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, “Educação de Qualidade”, e propõe novas formas de Educomunicação, onde o aluno é um criador ativo de conhecimento e narrativas em um mundo interconectado.
Downloads
Referências
Agência Brasil. Tragédia no RS é consequência de destruição humana, diz cacique Raoni. Agência Brasil, 19 jun. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-06/tragedia-no-rs-e-consequencia-de-destruicao-humana-diz-cacique-raoni.
Artaud, Antonin. O Teatro e Seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006. In: Picon-Vallin, Béatrice. A arte do teatro: entre a tradição e a vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saadi. Trad. Cláudia Fares, Denise Vaudois e Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7 Letras; Teatro do Pequeno Gesto, 2013.
Boal, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
Boal, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. (Coleção Teatro Hoje, v. 30).
Coelho, Teixeira. O que é ação cultural? São Paulo: Brasiliense, 1999.
Company, Company Concepción. El español en América: de lengua de conquista a lengua patrimonial. Ciudad de México: El Colegio Nacional, 2021.
Costa, Jhully. Educação bilíngue ganha espaço nas escolas e traz benefícios para as crianças. GAÚCHA ZH (ClicRBS). Filiada Rede Globo (RS), 25 jun. 2024 - 22h00min. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/educacao-basica/noticia/2024/06/educacao-bilingue-ganha-espaco-nas-escolas
Dort, Bernard. Uma propedêutica da realidade. In: O Teatro e sua Realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977. p. 22. apud Sarrazac, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Dubatti, Jorge. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, n. 14, jan./jun. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/609. Acesso em: junho de 2023.
Dubatti, Jorge. Filosofía del Teatro III. El teatro de los muertos. Buenos Aires: Atuel, 2014a.
Fontoura Motta, Gabriel. ¿HABLAS ESPAÑOL?: uma análise metodológica da Sensibilidade Pedagógica no ensino do teatro online com o uso da língua espanhola como instrumentalização digital de pessoas 60+. 2024. 1 recurso online (300 p.) Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Campinas, SP.
Fontoura Motta, Gabriel. LOS CIEGOS - MAURICE MAETERLINCK. Episódio de podcast (audiodrama). Publicado em 27 de outubro de 2023. Duração: 44 minutos. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/33aoxOTGXqt4pzEDZVuSz3.
Foucault, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Foucault, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Tradução Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. (Coleção Ditos & Escritos IV). Título original: Dits et écrits V (1983).
Foucault, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1983 (1969-1971).
Foucault, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S.A., 1990.
Freire, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
Gerheim, Fernando. O jogo da pandemia. In: García-Martínez, Omar Alonso (org.). Pandemiavisión: reflexiones visuales del confinamiento. Bogotá: Fundación Universitaria San Mateo, 2022. p. 78-104. ISBN 978-628-95262-3-3 (digital). Disponível em: https://www.academia.edu/105226234/Pandemiavisi%C3%B3n_Reflexiones_visuales_del_confinamiento
Gomes, Luis. Alagado há um mês, Sarandi revive trauma: ‘Foram três prefeitos que nem olharam para o bairro’. Jornal Sul 21 - Caderno Geral, RS, 1 jun. 2024. Disponível em: https://sul21.com.br/noticias/geral/2024/06/alagado-ha-um-mes-sarandi-revive-trauma-foram-tres-prefeitos-que-nem-olharam-para-o-bairro/
Jornal Hoje - Globo. Idosos estão mais conectados à internet. Instagram, 9 nov. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Czb9d3IvxnO/?igshid=N2ViNmM2MDRjNw%3D%3D
Lovato, Fabricio Luís; Michelotti, Angela; Loreto, Elgion Lucio da Silva. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, Canoas, 20(2), 154-171, mar./abr. 2018. DOI: 10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690
Maeterlinck, Maurice; Moler, L. B. Um teatro de Andróides (1945). Pitágoras 500, Campinas, SP, 3(1), 88-92, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634738
Maeterlinck, Maurice. Los Ciegos. (1890). Versión libre del Teatro Matacandelas, Bogotá, Colômbia. Sobre traducciones de G. Martínez Sierra, Antonio Villasalva y Carlos Vásquez. Año 2001. Disponível em: https://www.matacandelas.com/Guion-De-LosCiegos-De-MauriceMaeterlinck.html.
Maeterlinck, Maurice. O tesouro dos humildes. Trad. Maria José Sette Ribas. São Paulo: Pensamento, 1951.
Portal G1. 6,4 milhões de casas do país não têm acesso à internet, diz IBGE. 9 nov. 2023, 12h44. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/11/09/64-milhoes-de-casas-do-pais-nao-tem-acesso-a-internet-diz-ibge.ghtml
Rolnik, Suely. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Sarrazac, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Setti, Isabel. O corpo da palavra não é fixo deixa-se tocar pelo tempo e seus espaços. Sala Preta, Revista do Departamento de Artes Cênicas / ECA / USP, São Paulo, n. 7, 2007.
Sperber, Suzi Frankl. Ficção e Razão: Uma retomada das formas simples. São Paulo: Hucitec-Fapesp, 2009.
Sperber, Suzi Frankl. Does suspension of disbelief – and of belief - explain the phenomenon of welcoming fake news? IJAHSSS Journal, 5(8), Debasthan, Assam, 2020. Manuscript Id: 1179451192 / ISSN: 2582-1601.
Spolin, Viola. Jogos Teatrais: O Fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Telecurso. 01 - O mundo é um palco? - Teatro - Ens. Médio - Telecurso. Vídeo (aula). Duração: 10 minutos. Rede Globo de Televisão e Fundação Roberto Marinho. Canal ‘Novo TELECURSO’, publicado em 25 mar. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=erRhHsRcxPg
Trivinho, E. R. O que é Glocal? Sistematização conceitual e novas considerações teóricas sobre a mais importante invenção tecnocultural da civilização mediática.
Matrizes, [S. l.], 16(2), 45-68, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v16i2p45-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/183451
Yamaguti, Bruna. Racismo ambiental: população marginalizada está mais vulnerável às mudanças climáticas. Portal G1 Distrito Federal (DF), 18 jan. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/01/18/racismo-ambiental-populacao-marginalizada-esta-mais-vulneravel-as-mudancas-climaticas.ghtml
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).