Teatro e Espanhol como ferramentas de expressão

Combate ao Etarismo e produção de subjetividade na Educação Online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22078

Palavras-chave:

Educomunicação, Espanhol, Etarismo, Sensibilidade Pedagógica, Teatro Online

Resumo

Este estudo[1] investiga o processo criativo do audiodrama Los Ciegos[2], desenvolvido no curso de teatro online voltado ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com alunos acima de 60 anos do programa de Maturidade Ativa “universIDADE” da Unicamp. O objetivo foi analisar como o teatro pode restaurar a criatividade e a crítica em sujeitos educados sob modelos positivistas, afetados pelo Capitalismo Cognitivo e pela perda da “sensibilidade vibrátil”. A metodologia adotou uma abordagem de “Metodologia Ativa”, integrando teatro e ensino de espanhol, com o uso de gamificação e etnografia cartográfica inspirada nos Hypomnemata de Foucault. O Teatro do Oprimido (Boal) e os Jogos Teatrais (Spolin) foram utilizados para estimular a alteridade e a criatividade em um ambiente online. A obra simbolista de Maurice Maeterlinck, “Os Cegos” (1890), foi transformada em audiodrama, com participantes que nunca haviam atuado antes, utilizando técnicas de improvisação e storytelling para processar suas próprias vivências. Os resultados indicaram transformações significativas nos participantes, incluindo maior consciência crítica em relação às fake news, desenvolvimento da criatividade, combate ao isolamento social e ao etarismo. Também foi observada a conquista da fluência em espanhol, com o teatro funcionando como uma ferramenta poderosa para a expressão de histórias pessoais e coletivas. Conclui-se que o teatro online, aliado ao ensino de línguas, promove a restauração da sensibilidade e da criatividade em sujeitos 60+, combatendo o etarismo e fomentando a criação ativa de narrativas críticas em um contexto digital. O projeto se alinha ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, “Educação de Qualidade”, e propõe novas formas de Educomunicação, onde o aluno é um criador ativo de conhecimento e narrativas em um mundo interconectado.

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Biografia do Autor

Gabriel Fontoura Motta, Universidade Estadual de Campinas

Ator, educador e pesquisador. Mestre em Artes da Cena (Unicamp, Capes), graduado em Teatro Licenciatura (UFRGS), mobilidade acadêmica em Humanidades (Espanha, UC3M) e habilitado como apresentador de Rádio e TV. Professor de Espanhol e Teatro, investiga o uso de Não Atores na cena. Possui interesse na interdisciplinaridade entre Dramaturgia e o Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no Brasil, com ênfase em processos online. 

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

FONTOURA MOTTA, G. Teatro e Espanhol como ferramentas de expressão: Combate ao Etarismo e produção de subjetividade na Educação Online. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a22078. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22078. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interdisciplinaridade em pauta: socializando os diferentes contextos de pesquisa