A ESCOLARIZAÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS

A ESCOLA ATENTA ÀS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CIBERESPAÇO

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DOI :

https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-6

Mots-clés :

Formas de escolarização, Cibercultura, Multiletramento

Résumé

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da escolarização de práticas multiletradas em consonância à contemporaneidade cultural, marcada pelo ciberespaço e pela cibercultura. A partir das discussões sobre as formas de escolarização, a pedagogia dos multiletramentos e a consolidação da rede mundial de computadores, examina-se de que forma a escola se porta frente às multimodalidades textuais, às relações sociais presentes no ciberespaço. Foram utilizados como aporte teórico as questões sócio-histórico-culturais das formas de escolarização, além de apresentar definições desse conceito; conceitos sobre ciberespaço e cibercultura; e a pedagogia dos multiletramentos, que apresenta ponderações acerca de novas funções da escola. A intenção da presente discussão não é exaurir o tema ou estabelecer caminhos inquestionáveis, mas provocar um olhar sobre o papel da escola na atualidade, especialmente no contexto do ciberespaço.

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Roberto Remigio FLORÊNCIO, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano/Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Educação (UFBA); Graduado em Letras (UPE) e Pedagogia (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO), especialista em Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira (Faculdade Montenegro) e especialista em EJA (UNEB). Mestre em Educação e Cultura PPGESA (UNEB); Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação IF- Sertão Pernambucano.

João de Sá Araújo TRAPIÁ FILHO, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pelo IDES- (Instituto de Desenvolvimento do Ensino Superior -2020); Graduado em Letras- Português e Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco (2019). É professor de Língua Portuguesa, no colégio Ester Martins e na Escola Municipal Eliete Araújo.

Jadnaelson da Silva SOUZA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Educação, cultura e Territórios Semiáridos (UNEB); Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo em Multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia-Uneb (2013); Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias de Informação, pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-Facape (2015); Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF-Sertão. 

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2022-12-19

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FLORÊNCIO, R. R.; TRAPIÁ FILHO, J. de S. A. .; SOUZA, J. da S. . A ESCOLARIZAÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS: A ESCOLA ATENTA ÀS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CIBERESPAÇO. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29327/ouricuri.12.2-6. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/15855. Acesso em: 22 déc. 2024.

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