Educação Ambiental Para o Ecodesenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i2.a16761Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Educação para economia justa, Desenvolvimento e crescimento econômicoResumo
O estudo aborda os impactos negativos à natureza causados pelo crescimento econômico exacerbado e como a educação ambiental pode entrar como agente minimizador de prejuízos causados ao meio ambiente natural. Nesta pesquisa, se viu a educação ambiental como o pilar transformador para uma nova conscientização das pessoas, no sentido de diminuir a ânsia pelo consumismo exagerado na perspectiva econômica. Desta forma, foi feita uma pesquisa de revisão da literatura sobre o tema em acervos bibliográficos, utilizando o Google Acadêmico e Scielo, de forma atemporal. Logo, o trabalho se caracteriza como qualitativo e, como método de abordagem, foi utilizado o fenomenológico-hermenêutico. Quanto aos resultados obtidos, houve um consenso entre os autores que realmente a educação ambiental é promissora para mudanças na relação entre humano e natureza, uma vez que contribui para a conscientização coletiva e uma nova visão sobre as empresas, como a participação pública e privada, em cuidar da biodiversidade, e assim, trazer um ambiente harmonioso entre as partes. Portanto, considera-se essencial o uso da educação ambiental como meio para minimizar as ações antropocêntricas que sejam nocivas ao meio ambiente e, desta forma, promover ações de preservação por parte da sociedade com o propósito de atingir o equilíbrio, harmonia e uma vida ecologicamente sustentável para as gerações vindouras.
Downloads
Referências
Araújo, K. K. S. de; Barroso, C. M. R.; Souza, É. J. C. de. Os Paradigmas da Sustentabilidade: Entre o Ecodesenvolvimento e o Desenvolvimento Sustentável. Revista Contexto Geográfico, Maceió-AL, v. 2. n.3, Julho/2017, p. 76 – 85. DOI: https://doi.org/10.28998/contegeo.v2i3.6135
Barral, W.. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. 210 p.
Barreto, L. M.; Vilaça, M. T. M. Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, vol. 7, núm. 5, 2018. Universidade Federal de Itajubá, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560659012009. DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v7i5.223
BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf.
Capra, F. As Conexões Ocultas. Ciência para uma vida sustentável. 3ª Edição. São Paulo: Editorial Cultrix, 2003.
Cortina, A. Cidadãos do mundo: uma teoria sobre a cidadania. (S. C. Leite, Trad.) São Paulo: Loyola, 2005.
Corrêa, M. M.; Ashley, P. A. Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 92-111, jan./abr. 2018. E-ISSN 1517-1256. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7417
Fagundes, J. P.; Fagundes, L. Z. O Desenvolvimento Local e a Economia Sustentável: Estudo De Caso De Uma Cooperativa. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 11 a 13 de setembro de 2019. ISSN: 2447-4622. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cienagro/wp-content/uploads/2018/10/O-Desenvolvimento-Local-e-a-Economia-Sustent%C3%A1vel.pdf
Freitas, M. Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Sugestões para a sua Implementação no Âmbito da Década das Nações Unidas. Departamento de Metodologias de Educação, Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2005. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/VIIIcongreso/pdfs/186.pdf. Acesso em: 16 de outubro de 2022.
Gil, A. C. O projeto de pesquisa fenomenológica. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. IV SIPEQ, Rio Claro: 2010. Disponível em: https://arquivo.sepq.org.br/IV-SIPEQ/Anais/artigos/44.pdf
Gomes, A. M.; Souza, C. M. M.; Braun, S.; Tabosa, A. P. Novos talentos FURB: Educação para o ecodesenvolvimento e os projetos de ação territorial. UNISC. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional. In: VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 9 a 11 de setembro de 2015.
Gomes, A. M.; Souza, C. M. M.; Tabosa, A. P. Ecodesenvolvimento como resposta a uma crise multidimensional. In: Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, 1., 2015, Matinhos, PR. Anais... Matinhos: UFPR Litoral, 2015, b. Disponível em: http://www.ppgdts.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/02/EBOOK-Simposio.pdf. Acesso em: 11 de outubro de 2022.
Jacomel, F., et al. Programa Novos Talentos UFSC: dilemas na formação de educadores para o ecodesenvolvimento – um balanço das experiências do núcleo transdisciplinar de meio ambiente e desenvolvimento (NMD) do litoral catarinense. In: Souza, C. M. M. et al. (Org.). Novos talentos: processos de educação para o ecodesenvolvimento. Blumenau, SC: Nova Letra, 2016. p. 83-104.
Lopes, A. E.; Rocha, A. C. T.; Lima, A. O.; Antunes, D. A.; Ferrão, E. M. G.; Oliveira Júnior, A. F. de. Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável: a trajetória de conflitos e desafios para o meio ambiente. 2017. ForScience, 5(2). https://doi.org/10.29069/forscience.2017v5n2.e314
Marques, G.; Amendoeira, J. A Fenomenologia Interpretativa como Método para a Compreensão da Existência depois dos 80 anos. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Vol. 8, n. 1, p 138-151, 2020. ISBN: 2182-9608. DOI: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19885
Minayo, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
Montibeller Filho, G. Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável: conceitos e princípios. Revista Textos de Economia. Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 131-142, 1993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/economia/article/view/6645.
Palma, I. R. Análise da Percepção Ambiental como Instrumento ao Planejamento da Educação Ambiental. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/7708.
Sachs, I. Ambiente e estilos de desenvolvimento. In: Sachs, I.; Vieira, P. F. (Org.) Rumo a ecossocioeconomia: teoria e prática do ecodesenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007 p. 54-76.
Santos, D.; Souza, C. M. M. Educação para o Ecodesenvolvimento no Ensino Básico sob a Perspectiva da Ecossocioeconomia. Revista FAEEBA – Ed. E Contemp., Salvador, v. 27, n. 52, p. 72-88, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200072&lng=pt&nrm=iso
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Educação para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development. Acesso em: 16 de outubro de 2022.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do plano internacional de implementação. Brasília: Unesco, Orealc, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).