Educação Ambiental Para o Ecodesenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i2.a16761Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Educação para economia justa, Desenvolvimento e crescimento econômicoResumo
O estudo aborda os impactos negativos à natureza causados pelo crescimento econômico exacerbado e como a educação ambiental pode entrar como agente minimizador de prejuízos causados ao meio ambiente natural. Nesta pesquisa, se viu a educação ambiental como o pilar transformador para uma nova conscientização das pessoas, no sentido de diminuir a ânsia pelo consumismo exagerado na perspectiva econômica. Desta forma, foi feita uma pesquisa de revisão da literatura sobre o tema em acervos bibliográficos, utilizando o Google Acadêmico e Scielo, de forma atemporal. Logo, o trabalho se caracteriza como qualitativo e, como método de abordagem, foi utilizado o fenomenológico-hermenêutico. Quanto aos resultados obtidos, houve um consenso entre os autores que realmente a educação ambiental é promissora para mudanças na relação entre humano e natureza, uma vez que contribui para a conscientização coletiva e uma nova visão sobre as empresas, como a participação pública e privada, em cuidar da biodiversidade, e assim, trazer um ambiente harmonioso entre as partes. Portanto, considera-se essencial o uso da educação ambiental como meio para minimizar as ações antropocêntricas que sejam nocivas ao meio ambiente e, desta forma, promover ações de preservação por parte da sociedade com o propósito de atingir o equilíbrio, harmonia e uma vida ecologicamente sustentável para as gerações vindouras.
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