ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR ECO-DEVELOPMENT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i2.a16761

Keywords:

Sustainable Development, Education for fair economy, Development and economic growth

Abstract

 This study is about the negative effects caused by the exaggerated economical growth and how education can be used as an agent to minimize the damages caused to the natural environment. In this study, environmental education is considered as a pillar which will become into a new awareness to people in terms of reducing the anxiety for the exaggerated consumerism under an economical perspective. In this way, a literature review research on the subject was carried out in bibliographic collections, using Google Scholar and Scielo, in a timeless way. Therefore, the work is characterized as qualitative and, as a method of approach, the phenomenological-hermeneutic method was used. Regarding the achieved results, there is a common sense among the authors say in the environmental education is promising to changes in relation to the human and to the nature, once it contributes to collective awareness for a new vision on companies, such as  public and private participation to take care of the biodiversity and this way provide ah harmonious environment among the parts. Therefore, environmental education is considered as essential as a way to minimize anthropocentric actions that can be harmful to the environment and, as well as to motivate preservation actions by the society to achieve balance, harmony and an ecologically sustainable life to the future generations.

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Author Biographies

Florisvaldo Cavalcanti dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/BA). Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Especialista em Administração de Sistema de Informação, pela UFLA (Universidade Federal de Lavras-MG) Graduado em Administração de Empresas pela FACAPE (1997) Atualmente Coordenador dos Cursos de Administração e GTI da FACAPE. Atuou no mercado como programador de computador e analista de sistemas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estrutura Organizacional. Professor nível superior.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

Maria do Socorro Pereira de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST.

Doutora em literatura e cultura pela UFPB. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Especialista em Literatura brasileira pela UFPE, possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia humana e gestão socioambiental PPGECOH/UNEB, campus Juazeiro. Integrante do NDE e CCD de Letras da UAST; Tem projeto na linha de Literatura e ensino pelo Grupo de pesquisa em Linguagem e Educação ? GEPLE, na UFRPE/UAST. Coordena o grupo de pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais (GPLECS) UFRPE. Atual presidente da Associação brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Trabalha na área de Letras em Teoria da literatura, Literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, principalmente com os temas Literatura e meio ambiente (Ecocrítica), Literatura e ensino, Literatura e Cultura, Sertão, Mulher e literatura.

Anna Christina Freire Barbosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Ciências Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais pela UFPE, Mestre em Economia pela UFC, Mestre em Sociologia pela UFPE, Doutora em Ciências Sociais pela UFRN, atua como Professora Adjunta na Universidade do Estado da Bahia e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina/PE. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT); Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socio Ambiental(PPGECOH). Líder do grupo de pesquisa Direito e Sociedade, está vinculada a linha de pesquisa Desigualdades sociais e contextos de produção de direitos.Membro do Comitê de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) No momento desenvolve pesquisas nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Estudos de Gênero e Sociologia Jurídica. Tem interesse em Teoria Sociológica e Sociologia da Arte

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Published

2023-10-06

How to Cite

CAVALCANTI DOS SANTOS, F.; MALTA DE AZEVEDO, S. L.; PEREIRA DE ALMEIDA, M. do S.; FREIRE BARBOSA, A. C. ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR ECO-DEVELOPMENT. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 03–17, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i2.a16761. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16761. Acesso em: 17 jul. 2024.

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