EDUCACIÓN AMBIENTAL PARA EL ECODESARROLLO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i2.a16761

Palabras clave:

Desenvolvimiento sustentable, Educación para una economía justa, Desarrollo económico y crecimiento

Resumen

El estudio aborda los impactos negativos sobre la naturaleza causados por el crecimiento económico exacerbado y cómo la educación ambiental puede actuar como agente minimizador de los daños causados al medio natural. En esta investigación, la educación ambiental fue vista como el pilar transformador para una nueva conciencia de las personas, en el sentido de reducir el deseo de consumismo exagerado desde una perspectiva económica. De esta forma, se realizó una investigación de revisión bibliográfica sobre el tema en acervos bibliográficos, utilizando Google Scholar y Scielo, de manera atemporal. Por lo tanto, el trabajo se caracteriza como cualitativo y, como método de abordaje, se utilizó el método fenomenológico-hermenéutico. En cuanto a los resultados obtenidos, hubo consenso entre los autores de que la educación ambiental realmente es prometedora para cambios en la relación entre el ser humano y la naturaleza, ya que contribuye a la conciencia colectiva y una nueva visión sobre las empresas, como la participación pública y privada, en cuidando la biodiversidad, y por ende, propiciando un ambiente armonioso entre las partes. Por ello, se considera fundamental utilizar la educación ambiental como medio para minimizar las acciones antropocéntricas nocivas para el medio ambiente y, de esta forma, promover acciones de preservación por parte de la sociedad con el fin de lograr el equilibrio, la armonía y una vida ecológicamente sostenible para las generaciones futuras.

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Biografía del autor/a

Florisvaldo Cavalcanti dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/BA). Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Especialista em Administração de Sistema de Informação, pela UFLA (Universidade Federal de Lavras-MG) Graduado em Administração de Empresas pela FACAPE (1997) Atualmente Coordenador dos Cursos de Administração e GTI da FACAPE. Atuou no mercado como programador de computador e analista de sistemas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estrutura Organizacional. Professor nível superior.

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

Maria do Socorro Pereira de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST.

Doutora em literatura e cultura pela UFPB. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Especialista em Literatura brasileira pela UFPE, possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia humana e gestão socioambiental PPGECOH/UNEB, campus Juazeiro. Integrante do NDE e CCD de Letras da UAST; Tem projeto na linha de Literatura e ensino pelo Grupo de pesquisa em Linguagem e Educação ? GEPLE, na UFRPE/UAST. Coordena o grupo de pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais (GPLECS) UFRPE. Atual presidente da Associação brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Trabalha na área de Letras em Teoria da literatura, Literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, principalmente com os temas Literatura e meio ambiente (Ecocrítica), Literatura e ensino, Literatura e Cultura, Sertão, Mulher e literatura.

Anna Christina Freire Barbosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Ciências Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão de Serviços Sociais pela UFPE, Mestre em Economia pela UFC, Mestre em Sociologia pela UFPE, Doutora em Ciências Sociais pela UFRN, atua como Professora Adjunta na Universidade do Estado da Bahia e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina/PE. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT); Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socio Ambiental(PPGECOH). Líder do grupo de pesquisa Direito e Sociedade, está vinculada a linha de pesquisa Desigualdades sociais e contextos de produção de direitos.Membro do Comitê de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) No momento desenvolve pesquisas nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Estudos de Gênero e Sociologia Jurídica. Tem interesse em Teoria Sociológica e Sociologia da Arte

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Publicado

2023-10-06

Cómo citar

CAVALCANTI DOS SANTOS, F.; MALTA DE AZEVEDO, S. L.; PEREIRA DE ALMEIDA, M. do S.; FREIRE BARBOSA, A. C. EDUCACIÓN AMBIENTAL PARA EL ECODESARROLLO. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 03–17, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i2.a16761. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16761. Acesso em: 22 nov. 2024.

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