Ações e estratégias na produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades na perspectiva do xadrez pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499

Palavras-chave:

Xadrez Pedagógico;, Teoria Histórico-Cultural, Conhecimentos Escolares, Prática Pedagógica

Resumo

O escopo desse estudo foi investigar como as ações e estratégias do professor propiciam a produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades por meio do xadrez, em uma perspectiva do Xadrez Pedagógico. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual, as relações dialógicas entre professora e alunos foram pesquisadas no próprio lócus (projeto de xadrez extracurricular) dos sujeitos da pesquisa (alunos), isto é, na escola que estudam e que a presente professora-pesquisadora atua como docente. Observou-se e descreveu-se ações decorridas nas aulas analisadas em diário de campo, sendo que a preocupação com o processo foi maior do que com o produto. Note-se que, o propósito foi escrutinar como o problema se manifestou no decurso daos conhecimentos escolares, relacionando-as com a perspectiva teórico-prática do Xadrez Pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Soely André de Souza Melo, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/PPGEcoH. Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB/Campus VIII (Capes 4). Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa; em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; em Formação em EaD e em Serviço Social e Gestão do Trabalho Social; Licenciada em Letras - AESET/FAFOPST (1998); Bacharel em Serviço Social - UNOPAR (2010); Policial Militar da Bahia, servindo no Colégio da Polícia Militar em Juazeiro - BA, Cb PM na função de Assistente Social. Atuou na área de ensino como Coordenadora Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Petrolina de 2017 a 2018. Professora Convidada na Faculdade Domus Sapiens - FDS de 2015 a 2021

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

Rogério de Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020-2022). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2012), campus Itatiba/SP. Licenciado e Bacharel em Educação Física (2005) e Especialista em Educação Física Escolar (2007) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Graduado em Pedagogia pela FAFIBE (MG). É pesquisador: na UNICAMP; na Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador de pesquisa do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA - UFC); na UFSC, sendo membro do GEPROFEM. É membro da "The Association for the Study of Play (TASP)". Fez estágio doutoral (Edital Cooperação Mundial) na Universidad de Buenos Aires (UBA) - Argentina, sob a orientação da profa. Dra. Carolina Duek (UBA/Conicet). É membro titular do Conselho Editorial da Editora Científica e da Brazilian Journal of Policy and Development. Tem 20 anos de experiência na Educação Básica, atuando nas funções de professor, coordenador, diretor e consultor pedagógico; e 10 no Ensino Superior, na função de professor e pesquisador. Realiza pesquisas na área da Educação e da Epistemologia, com ênfase em: Teorias sobre Jogo e Lúdico; Didática, comportamento lúdico e práticas de letramento; Inclusão e Teoria Histórico-Cultural.

Referências

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto, Portugal, Porto Editora, 1994.

Grillo, R. M.; Grando, R. C. “Ludopolítica: a ditadura da ludicização”. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 3, n. 3, p. 145-163, 8 nov. 2021b.

Grillo, R. M.; Grando, R. C. “Ludopolítica: práticas de ludicização”. In: Sakamoto, C. K.; Malta Campos, M. C. (Orgs.). Brincar, cuidar e educar. São Paulo: Gênio Criador Editora, 2021c, v. 1, p. 32-49.

Grillo, R. M.; Grando, R. C. O xadrez pedagógico e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021a.

Prestes, Z. R.; Tunes, E.; Nascimento, R. Lev Semionovitch Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013, v. 1, p. 47-65.

Vigotski, Lev Semionovich. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. (Obras Escogidas, Tomo III). Madrid: Editora Visor, 1995.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

ANDRÉ DE SOUZA MELO, A. S.; MALTA DE AZEVEDO, S. L.; MELO GRILLO, R. Ações e estratégias na produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades na perspectiva do xadrez pedagógico. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-02, p. 03–18, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22499. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial – Encontro de Egressos 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)