Acciones y estrategias en la producción de conocimiento escolar y el desarrollo de habilidades desde la perspectiva del ajedrez pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499

Palabras clave:

Ajedrez Pedagógico, Teoría Histórico-Cultural, Conocimiento Escolar, ; Practica Pedagogica

Resumen

El alcance de este estudio fue investigar cómo las acciones y estrategias del docente promueven la producción de conocimientos escolares y el desarrollo de habilidades a través del ajedrez, desde una perspectiva del Ajedrez Pedagógico. Para ello, se optó por un enfoque cualitativo, en el que las relaciones dialógicas entre profesor y alumnos fueron investigadas en el propio locus (proyecto extraescolar de ajedrez) de los sujetos de investigación (estudiantes), es decir, en la escuela que estudian y que este El docente-investigador trabaja como docente. Se observaron y describieron las acciones que tuvieron lugar en las clases analizadas en un diario de campo, y la preocupación por el proceso fue mayor que por el producto. Nótese que el propósito fue escudriñar cómo se manifestó el problema en el transcurso del conocimiento escolar, relacionándolo con la perspectiva teórico-práctica del Ajedrez Pedagógico.

 

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Biografía del autor/a

Adriana Soely André de Souza Melo, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/PPGEcoH. Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB/Campus VIII (Capes 4). Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa; em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; em Formação em EaD e em Serviço Social e Gestão do Trabalho Social; Licenciada em Letras - AESET/FAFOPST (1998); Bacharel em Serviço Social - UNOPAR (2010); Policial Militar da Bahia, servindo no Colégio da Polícia Militar em Juazeiro - BA, Cb PM na função de Assistente Social. Atuou na área de ensino como Coordenadora Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Petrolina de 2017 a 2018. Professora Convidada na Faculdade Domus Sapiens - FDS de 2015 a 2021

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

Rogério Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020-2022). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2012), campus Itatiba/SP. Licenciado e Bacharel em Educação Física (2005) e Especialista em Educação Física Escolar (2007) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Graduado em Pedagogia pela FAFIBE (MG). É pesquisador: na UNICAMP; na Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador de pesquisa do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA - UFC); na UFSC, sendo membro do GEPROFEM. É membro da "The Association for the Study of Play (TASP)". Fez estágio doutoral (Edital Cooperação Mundial) na Universidad de Buenos Aires (UBA) - Argentina, sob a orientação da profa. Dra. Carolina Duek (UBA/Conicet). É membro titular do Conselho Editorial da Editora Científica e da Brazilian Journal of Policy and Development. Tem 20 anos de experiência na Educação Básica, atuando nas funções de professor, coordenador, diretor e consultor pedagógico; e 10 no Ensino Superior, na função de professor e pesquisador. Realiza pesquisas na área da Educação e da Epistemologia, com ênfase em: Teorias sobre Jogo e Lúdico; Didática, comportamento lúdico e práticas de letramento; Inclusão e Teoria Histórico-Cultural.

Citas

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Vigotski, Lev Semionovich. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. (Obras Escogidas, Tomo III). Madrid: Editora Visor, 1995.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

ANDRÉ DE SOUZA MELO, A. S.; MALTA DE AZEVEDO, S. L.; MELO GRILLO, R. Acciones y estrategias en la producción de conocimiento escolar y el desarrollo de habilidades desde la perspectiva del ajedrez pedagógico. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-02, p. 03–18, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22499. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Edição Especial – Encontro de Egressos 2024

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