Actions and strategies in the production of school knowledge and the development of skills from the perspective of pedagogical chess

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499

Keywords:

Pedagogical Chess, Historical-Cultural Theory, School Knowledge, Pedagogical Practice

Abstract

The scope of this study was to investigate how the teacher's actions and strategies promote the production of school knowledge and the development of skills through chess, from a Pedagogical Chess perspective. To this end, a qualitative approach was chosen, in which the dialogical relationships between teacher and students were researched in the very locus (extracurricular chess project) of the research subjects (students), that is, in the school they study and that the This teacher-researcher works as a teacher. Actions that took place in the classes analyzed in a field diary were observed and described, and the concern with the process was greater than with the product. In which, the purpose was to scrutinize how the problem manifested itself in the development of chess activities, from a Pedagogical Chess perspective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Soely André de Souza Melo, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/PPGEcoH. Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB/Campus VIII (Capes 4). Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa; em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental; em Formação em EaD e em Serviço Social e Gestão do Trabalho Social; Licenciada em Letras - AESET/FAFOPST (1998); Bacharel em Serviço Social - UNOPAR (2010); Policial Militar da Bahia, servindo no Colégio da Polícia Militar em Juazeiro - BA, Cb PM na função de Assistente Social. Atuou na área de ensino como Coordenadora Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Petrolina de 2017 a 2018. Professora Convidada na Faculdade Domus Sapiens - FDS de 2015 a 2021

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

Rogério Melo Grillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020-2022). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2012), campus Itatiba/SP. Licenciado e Bacharel em Educação Física (2005) e Especialista em Educação Física Escolar (2007) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Graduado em Pedagogia pela FAFIBE (MG). É pesquisador: na UNICAMP; na Universidade Federal do Ceará, sendo coordenador de pesquisa do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA - UFC); na UFSC, sendo membro do GEPROFEM. É membro da "The Association for the Study of Play (TASP)". Fez estágio doutoral (Edital Cooperação Mundial) na Universidad de Buenos Aires (UBA) - Argentina, sob a orientação da profa. Dra. Carolina Duek (UBA/Conicet). É membro titular do Conselho Editorial da Editora Científica e da Brazilian Journal of Policy and Development. Tem 20 anos de experiência na Educação Básica, atuando nas funções de professor, coordenador, diretor e consultor pedagógico; e 10 no Ensino Superior, na função de professor e pesquisador. Realiza pesquisas na área da Educação e da Epistemologia, com ênfase em: Teorias sobre Jogo e Lúdico; Didática, comportamento lúdico e práticas de letramento; Inclusão e Teoria Histórico-Cultural.

References

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto, Portugal, Porto Editora, 1994.

Grillo, R. M.; Grando, R. C. “Ludopolítica: a ditadura da ludicização”. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 3, n. 3, p. 145-163, 8 nov. 2021b.

Grillo, R. M.; Grando, R. C. “Ludopolítica: práticas de ludicização”. In: Sakamoto, C. K.; Malta Campos, M. C. (Orgs.). Brincar, cuidar e educar. São Paulo: Gênio Criador Editora, 2021c, v. 1, p. 32-49.

Grillo, R. M.; Grando, R. C. O xadrez pedagógico e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021a.

Prestes, Z. R.; Tunes, E.; Nascimento, R. Lev Semionovitch Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013, v. 1, p. 47-65.

Vigotski, Lev Semionovich. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. (Obras Escogidas, Tomo III). Madrid: Editora Visor, 1995.

Published

2024-12-13

How to Cite

ANDRÉ DE SOUZA MELO, A. S.; MALTA DE AZEVEDO, S. L.; MELO GRILLO, R. Actions and strategies in the production of school knowledge and the development of skills from the perspective of pedagogical chess. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-02, p. 03–18, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22499. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Edição Especial – Encontro de Egressos 2024

Most read articles by the same author(s)