Ações e estratégias na produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades na perspectiva do xadrez pedagógico
DOI :
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22499Mots-clés :
Xadrez Pedagógico;, Teoria Histórico-Cultural, Conhecimentos Escolares, Prática PedagógicaRésumé
O escopo desse estudo foi investigar como as ações e estratégias do professor propiciam a produção de conhecimentos escolares e o desenvolvimento de habilidades por meio do xadrez, em uma perspectiva do Xadrez Pedagógico. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual, as relações dialógicas entre professora e alunos foram pesquisadas no próprio lócus (projeto de xadrez extracurricular) dos sujeitos da pesquisa (alunos), isto é, na escola que estudam e que a presente professora-pesquisadora atua como docente. Observou-se e descreveu-se ações decorridas nas aulas analisadas em diário de campo, sendo que a preocupação com o processo foi maior do que com o produto. Note-se que, o propósito foi escrutinar como o problema se manifestou no decurso daos conhecimentos escolares, relacionando-as com a perspectiva teórico-prática do Xadrez Pedagógico.
Téléchargements
Références
Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto, Portugal, Porto Editora, 1994.
Grillo, R. M.; Grando, R. C. “Ludopolítica: a ditadura da ludicização”. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 3, n. 3, p. 145-163, 8 nov. 2021b.
Grillo, R. M.; Grando, R. C. “Ludopolítica: práticas de ludicização”. In: Sakamoto, C. K.; Malta Campos, M. C. (Orgs.). Brincar, cuidar e educar. São Paulo: Gênio Criador Editora, 2021c, v. 1, p. 32-49.
Grillo, R. M.; Grando, R. C. O xadrez pedagógico e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021a.
Prestes, Z. R.; Tunes, E.; Nascimento, R. Lev Semionovitch Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013, v. 1, p. 47-65.
Vigotski, Lev Semionovich. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. (Obras Escogidas, Tomo III). Madrid: Editora Visor, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ouricuri Magazine 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
le. Les auteurs conservent les droits d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément sous licence sous la licence d'attribution Creative Commons qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans ce magazine.
b. Les auteurs sont autorisés à conclure des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue. .
w. Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et à distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs ainsi qu'augmenter l'impact et la citation du travaux publiés (voir L'effet du libre accès).