A ESCOLARIZAÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS
A ESCOLA ATENTA ÀS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CIBERESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-6Palavras-chave:
Formas de escolarização, Cibercultura, MultiletramentoResumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da escolarização de práticas multiletradas em consonância à contemporaneidade cultural, marcada pelo ciberespaço e pela cibercultura. A partir das discussões sobre as formas de escolarização, a pedagogia dos multiletramentos e a consolidação da rede mundial de computadores, examina-se de que forma a escola se porta frente às multimodalidades textuais, às relações sociais presentes no ciberespaço. Foram utilizados como aporte teórico as questões sócio-histórico-culturais das formas de escolarização, além de apresentar definições desse conceito; conceitos sobre ciberespaço e cibercultura; e a pedagogia dos multiletramentos, que apresenta ponderações acerca de novas funções da escola. A intenção da presente discussão não é exaurir o tema ou estabelecer caminhos inquestionáveis, mas provocar um olhar sobre o papel da escola na atualidade, especialmente no contexto do ciberespaço.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155. Trad. de: Paula Montero e Alícia Auzmendi.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. Trad. de: Fernando Tomaz.
BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 2020.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2019.
FLORÊNCIO, Roberto Remígio; SILVA, Hana Moitinho F. Q.; BONILLA, Maria Helena S. Práticas de Multiletramento: uma realidade ainda distante nas escolas contemporâneas. Revista Entreideias (UFBA), ISSN: 2317-0956/2317-1219. Vol. 9, nº 1, jan/jun, Salvador: 2020
FRANÇA S. J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o ratiom studiorum. São Paulo: Kirion, 2019.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
MAGDA, Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
RODRIGUES, José Roberto Gomes. Formas de escolarização secundária e sócio-gênese de uma instituição escolar: o Ginásio Ruy Barbosa (1953-1963). 2009. 334 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
RODRIGUES, José Roberto Gomes. Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar. Curitiba: Appris, 2018. 273 p.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
ROJO, Roxane. Entre plataformas, odas e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web2. In: The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, [S.I.], v. 38, n. 1, jan./jul. 2017, p. 1-20. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32219. Acesso em: 24 de mai. de 2021.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTAELLA, Lúcia. Das culturas das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. In: Tecnologias do imaginário, Porto alegra, v. 10, n. 22, set./dez. 2008, p. 23-32. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229. Acesso em: 10 de mai. de 2021.
THOMSON, Patrícia. Campo. In: GRENFELL, Michael (org.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2018. p. 95-114.
VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 6, p. 1-17, 1992.
VIRÃES, Maria Betânia Amaral Rodrigues de Almeida. O papel da escola na educação de valores. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, p. 216, 2013. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/bitstream/10437/4831/1/Maria_Betania_Viraes_Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 03 de jun. de 2021.
ZOTTI, Solange Aparecida. A função social do ensino secundário no contexto de formação da sociedade capitalista brasileira. 2009. 314 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251709/1/Zotti_SolangeAparecida_D.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).