A ESCOLARIZAÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS:

A ESCOLA ATENTA ÀS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CIBERESPAÇO

Palavras-chave: Formas de escolarização, Cibercultura, Multiletramento

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da escolarização de práticas multiletradas em consonância à contemporaneidade cultural, marcada pelo ciberespaço e pela cibercultura. A partir das discussões sobre as formas de escolarização, a pedagogia dos multiletramentos e a consolidação da rede mundial de computadores, examina-se de que forma a escola se porta frente às multimodalidades textuais, às relações sociais presentes no ciberespaço. Foram utilizados como aporte teórico as questões sócio-histórico-culturais das formas de escolarização, além de apresentar definições desse conceito; conceitos sobre ciberespaço e cibercultura; e a pedagogia dos multiletramentos, que apresenta ponderações acerca de novas funções da escola. A intenção da presente discussão não é exaurir o tema ou estabelecer caminhos inquestionáveis, mas provocar um olhar sobre o papel da escola na atualidade, especialmente no contexto do ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Remigio Florencio, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano/Universidade Federal da Bahia - UFBA
Doutorando em Educação (UFBA); Graduado em Letras (UPE) e Pedagogia (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (UNIVERSO), especialista em Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira (Faculdade Montenegro) e especialista em EJA (UNEB). Mestre em Educação e Cultura PPGESA (UNEB); Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação IF- Sertão Pernambucano.
João Trapiá , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pelo IDES- (Instituto de Desenvolvimento do Ensino Superior -2020); Graduado em Letras- Português e Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco (2019). É professor de Língua Portuguesa, no colégio Ester Martins e na Escola Municipal Eliete Araújo.

Jadnaelson, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Educação, cultura e Territórios Semiáridos (UNEB); Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo em Multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia-Uneb (2013); Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias de Informação, pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-Facape (2015); Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF-Sertão. 

Publicado
2022-12-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 41
  • PDF downloads: 17
Como Citar
Florencio, R. R., Trapiá Filho, J. de S. A., & Souza , J. da S. (2022). A ESCOLARIZAÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS: : A ESCOLA ATENTA ÀS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CIBERESPAÇO. Revista Ouricuri, 12(2), 1-16. https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-6
Seção
ARTIGOS