Trajetória docente: formação inicial e construção da identidade profissional
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como os estudantes de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz estão construindo saberes e conhecimentos para a compreensão da identidade profissional. A partir de uma abordagem qualitativa, investigou-se a construção dos saberes dos estudantes concluintes do curso de Pedagogia, enfatizando a relação entre o saber-fazer, apresentando um estudo sobre o desenvolvimento dos saberes destes alunos em uma universidade pública. O referencial teórico foi construído a partir dos estudos de Freire (1989; 1996), Gatti (2013), Imbernón (2006), Libâneo (2004), Pimenta (2002) e Tardif (2002). Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário on-line aos discentes do 7º semestre. A pesquisa contribui na reflexão sobre aspectos que se envolvem no processo de aprendizagem, como se dá a construção de saberes e como os estudantes articulam sua trajetória no curso de Pedagogia com a sua formação profissional.
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