Trajetória docente: formação inicial e construção da identidade profissional

Autores/as

  • Fabrícia dos Santos Dantas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como os estudantes de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz estão construindo saberes e conhecimentos para a compreensão da identidade profissional. A partir de uma abordagem qualitativa, investigou-se a construção dos saberes dos estudantes concluintes do curso de Pedagogia, enfatizando a relação entre o saber-fazer, apresentando um estudo sobre o desenvolvimento dos saberes destes alunos em uma universidade pública. O referencial teórico foi construído a partir dos estudos de Freire (1989; 1996), Gatti (2013), Imbernón (2006), Libâneo (2004), Pimenta (2002) e Tardif (2002). Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário on-line aos discentes do 7º semestre. A pesquisa contribui na reflexão sobre aspectos que se envolvem no processo de aprendizagem, como se dá a construção de saberes e como os estudantes articulam sua trajetória no curso de Pedagogia com a sua formação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-07-01

Cómo citar

FABRÍCIA DOS SANTOS DANTAS. Trajetória docente: formação inicial e construção da identidade profissional. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 7, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/12184. Acesso em: 4 ene. 2025.