O verbo chegar em posição v1: radialidade e construcionalização em sala de aula

Autores/as

Palabras clave:

ensino, verbo chegar, perífrase, construcionalização, polissemia

Resumen

Neste artigo, analisamos o processo de construcionalização (Traugott; Trousdale, 2013) pelo qual passa o verbo chegar no português do Brasil, mas especificamente em estruturas do tipo [V1 (x) + V2], no qual o verbo chegar ocupa a posição do V1. Nesse intuito, apresentamos reflexões a respeito da língua em uso, relacionando-a com os fatores cognitivos de domínio geral de acordo com Bybee (2010) e da organização radial proposta por Lakoff (1987). Além disso, ancoradas nos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de língua portuguesa: (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96); Base Nacional Comum Curricular (BNCC)), suscitamos a discussão sobre a relação entre o que regem os documentos oficiais com o ensino de gramática a partir da polissemia da categoria verbal e, por analogia, reconhecemos os vários sentidos dos verbos em estruturas complexas da língua portuguesa. A amostra escolhida para essa análise é composta por 48 (quarenta e oito) entrevistas de dois corpora orais, a saber: o Corpus do Português Popular de Vitória da Conquista (Corpus PPVC) e o Corpus do Português Culto de Vitória da Conquista (Corpus PCVC).

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Biografía del autor/a

Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia -Brasil

Mestra em Linguística (2017) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin). Doutoranda em Linguística (2019) pela mesma instituição e Professora da rede privada de ensino de Vitória da Conquista-BA.

Contribuição de autoria: autora.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq e do Laboratório de Pesquisa em Sociolinguística e em (Sócio)Funcionalismo (LAPESF).

Contribuição de autoria: autora.

Citas

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Publicado

2023-12-23

Cómo citar

ROCHA, N. C. B. B. F.; SOUSA, V. V. O verbo chegar em posição v1: radialidade e construcionalização em sala de aula. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 11, p. 145–160, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/19425. Acesso em: 22 dic. 2024.