Práticas de letramento-teatral: estratégias de diversificação metodológica
Palabras clave:
letramento-teatral, letramento, educaçãoResumen
Diante da grande necessidade de agregar sentido e valor nas práticas educativas de ensino da língua materna e de letramento nas escolas brasileiras, surgem constantemente estudos que culminam em estratégias viáveis para o dia a dia do professor, entre elas está o Letramento-teatral. O presente artigo intenta refletir sobre as potencialidades pedagógicas do uso do teatro em sala de aula, a fim de beneficiar todos os professores que desejem integrar o teatro como ferramenta para práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa. Todo o texto está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular e baseado em reflexões teóricas de autores das mais diversas áreas da educação, como Magda Soares (2003), Ricardo Japiassu (2001) e Viola Spolin (2010). Dessa forma, o trabalho a seguir apresentado pretende retirar o teatro infantil da esfera de meras demonstrações estéticas com o intuito de ressignificar a prática docente atribuindo-se-lhe estratégias diversificadas de abordagem do texto, especialmente o texto teatral.
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