A docência em Guanambi durante a Ditadura Militar: uma análise sobre o Colégio Luiz Viana Filho

Autores

  • Maryana Gonçalves Souza
  • Antonieta Miguel

Resumo

Este trabalho objetiva investigar características dos professores do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, sob o recorte temporal da ditadura militar brasileira, trazendo discussões sobre instrução, formação docente e composição escolar no período ditatorial do país. A ditadura militar foi uma forma de governo que interferiu diretamente em diversos públicos, como os professores brasileiros, que foram um dos principais agentes que combateram esse regime. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a temática da História da Educação, instituições escolares, corpo docente, educação na ditadura militar. Logo após, foram realizadas visitas nos locais onde a instituição acondiciona os seus documentos, que são o seu arquivo. Foram utilizadas nesta pesquisa as seguintes fontes: ofícios, correspondências, regimentos, livros de ponto, livros de matrícula e pastas de professores. Posteriormente, esses documentos foram cruzados uns com os outros e analisados minuciosamente, à luz do embasamento teórico obtido através do levantamento bibliográfico realizado. Foram construídas tabelas referentes à instrução, ao sexo, à cor e ao bairro dos professores que lecionaram no Colégio Luiz Viana entre as décadas de 1950 e 1990. A pesquisa desenvolvida permitiu adentrar no campo educacional brasileiro do período ditatorial, em especial no da cidade de Guanambi, na Bahia, especificamente no plano docente, como meio de compreendê-lo, possibilitando também conhecer a interferência desse regime em um município localizado no interior baiano.

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Publicado

2019-04-02

Como Citar

GONÇALVES SOUZA, M.; MIGUEL, A. A docência em Guanambi durante a Ditadura Militar: uma análise sobre o Colégio Luiz Viana Filho. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6061. Acesso em: 17 mar. 2025.