O verbo chegar em posição v1: radialidade e construcionalização em sala de aula
Palavras-chave:
ensino, verbo chegar, perífrase, construcionalização, polissemiaResumo
Neste artigo, analisamos o processo de construcionalização (Traugott; Trousdale, 2013) pelo qual passa o verbo chegar no português do Brasil, mas especificamente em estruturas do tipo [V1 (x) + V2], no qual o verbo chegar ocupa a posição do V1. Nesse intuito, apresentamos reflexões a respeito da língua em uso, relacionando-a com os fatores cognitivos de domínio geral de acordo com Bybee (2010) e da organização radial proposta por Lakoff (1987). Além disso, ancoradas nos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de língua portuguesa: (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96); Base Nacional Comum Curricular (BNCC)), suscitamos a discussão sobre a relação entre o que regem os documentos oficiais com o ensino de gramática a partir da polissemia da categoria verbal e, por analogia, reconhecemos os vários sentidos dos verbos em estruturas complexas da língua portuguesa. A amostra escolhida para essa análise é composta por 48 (quarenta e oito) entrevistas de dois corpora orais, a saber: o Corpus do Português Popular de Vitória da Conquista (Corpus PPVC) e o Corpus do Português Culto de Vitória da Conquista (Corpus PCVC).
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