O verbo chegar em posição v1: radialidade e construcionalização em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

ensino, verbo chegar, perífrase, construcionalização, polissemia

Resumo

Neste artigo, analisamos o processo de construcionalização (Traugott; Trousdale, 2013) pelo qual passa o verbo chegar no português do Brasil, mas especificamente em estruturas do tipo [V1 (x) + V2], no qual o verbo chegar ocupa a posição do V1. Nesse intuito, apresentamos reflexões a respeito da língua em uso, relacionando-a com os fatores cognitivos de domínio geral de acordo com Bybee (2010) e da organização radial proposta por Lakoff (1987). Além disso, ancoradas nos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de língua portuguesa: (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96); Base Nacional Comum Curricular (BNCC)), suscitamos a discussão sobre a relação entre o que regem os documentos oficiais com o ensino de gramática a partir da polissemia da categoria verbal e, por analogia, reconhecemos os vários sentidos dos verbos em estruturas complexas da língua portuguesa. A amostra escolhida para essa análise é composta por 48 (quarenta e oito) entrevistas de dois corpora orais, a saber: o Corpus do Português Popular de Vitória da Conquista (Corpus PPVC) e o Corpus do Português Culto de Vitória da Conquista (Corpus PCVC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia -Brasil

Mestra em Linguística (2017) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin). Doutoranda em Linguística (2019) pela mesma instituição e Professora da rede privada de ensino de Vitória da Conquista-BA.

Contribuição de autoria: autora.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq e do Laboratório de Pesquisa em Sociolinguística e em (Sócio)Funcionalismo (LAPESF).

Contribuição de autoria: autora.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: DF, 2018.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Legislação. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996.

BORBA, Francisco da Silva. Uma gramática de valências para o Português. São Paulo: Ática, 1996.

BUENO, F. da Silveira, Grande Dicionário etimológico-prosódico da Língua Portuguesa. 2º volume, Saraiva: São Paulo, 1968.

BOLÉO, Manuel de Paiva. Brasileirismos (Problemas de Método). Coimbra Editora, 1943.

BYBEE, J. L. Língua, uso e cognição. Tradução de Maria Angélica Furtado da Cunha; revisão técnica de Sebastião Carlos Leite Gonçalves. São Paulo: Cortez, 2016. . Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CUNHA LACERDA, P. F. A ; DALL'ORTO, L.F.M.. Uso do software Antconc na análise de dados do uso (no prelo).

LAKOFF, G. Women, fire, and dangerous things: What categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

MARTELOTTA, M. E. Mudança linguística: uma abordagem centrada no uso. São Paulo: Cortez, 2011.

ROCHA, Nayara Crisley Barreto Brasil Farias. Um estudo sociofuncionalista do verbo chegar na língua portuguesa: abstratização dentro e fora de estruturas perifrásticas. 2017. 138f. Dissertação (Mestrado em Linguística) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.

TOMASELLO, M. (ed.) The new psychology of language, v. 2. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.

TRAUGOTT, E.; TROUSDALE, G. Constructionalization and Constructional Changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.

VITERBO, Joaquim de Santa Rosa de, O.F.M 1744-1822, Elucidário das Palavras, termos e frases, 2 ed. Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

ROCHA, N. C. B. B. F.; SOUSA, V. V. O verbo chegar em posição v1: radialidade e construcionalização em sala de aula. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 11, p. 145–160, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/19425. Acesso em: 27 abr. 2024.