Leitura como prática social ensino: enveredando pelos Canto dos Palmares, de Solano Trindade

Autores

Palavras-chave:

literatura, leitura literária, prática social e pedagógica

Resumo

O presente texto traz a reflexão de como o processo de leitura literária tem papel relevante na prática social e pedagógica, fora e dentro dos espaços escolares, a medida que explora o poema Canto dos Palmares,  de Solano Trindade(1961), no seu processo de criação e de redes de significações provocadas em seu leitor. Os conceitos de identidade, ancestralidade e pertencimento são resgatados nos versos do poema e através da construção de imagens performáticas e da musicalidade que se incorporam aos atos da criação e da leitura, que são inseridas num ritmo que remonta as práticas de resistência e luta do negro e se apresentam como dispositivos indispensáveis ao ensino e à prática social. As discussões sobre os papéis da literatura e da leitura literária na conscientização e na luta pela transformação social se acoplam ao pensar a obra literária como lugar de emancipação e libertação. Todo este percurso vem permeado pela presença de Élio Ferreira de Souza (2006), Bell Hooks (2019), Ngugi Wa Thiong´o(1981) e Leda Martins(2011), entre outros, pela discussão das perspectivas social e cultural da literature e por João Adolfo Hansen(2005) e Carlos Felipe Moisés(1996) pela  análise dos papéis da leitura literária e do Leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Roberto Resende Santos, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, Bahia - Brasil

Luis Roberto Resende Santos. Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB). Professor da Universidade do Estado da Bahia, DCH/VI.

Contribuição de autoria: autor.

Referências

AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. 90 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

AMADO, Jorge. Gabriela cravo e canela. 65 ed. Rio de Janeiro: Record, 1983.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma voz quilombola na literatura brasileira. 2004. 130 p. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.

EVARISTO, Conceição. Convocação à ternura. In: ANGELOU, Maya. Carta a minha filha. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Agir, 2019, p. 9-14.

SOUZA. Elio Ferreira de. Poesia negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes. 2006. 371 f. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

GALDINO, Daniela. Inúmera. Ilhéus, Bahia: Ed. Mondrongo, 2011.

HANSEN, João Adolfo. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, Márcia.; SCHAPOCHNIK, Nelson. Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, ALB; São Paulo: Fapesp, 2005, p. 13-44.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. 1 ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KILOMBA, Grada A desmantelar o poder. [Entrevista concedida a] Juliana Domingos de Lima. Ecoa, São Paulo, 14 de mar. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/grada-kilomba-todas-as-crises-que-temos-sao-baseadas-em-600-anos-de-historia-colonial/?fbclid=IwAR0cOpfLILGuljHoD3D6c_zTh-DyvlboaZF8ky90enhf0adoihYwDMJW_5s#end-card. Acesso em: 17 mar. 2021.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Cem anos de solidão. Trad. Eliane Zagury. São Paulo: Folha de São Paulo, 2003.

MARTINS, Leda Maria. Solano Trindade. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. UFMG, 2011, p. 389-416.

MARTINS, Leda Maria. A Cena em Sombra. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.

MOÍSES, Carlos Felipe. Poesia e realidade. São Paulo: Editora Cultrix, 1977.

MOÍSES, Carlos Felipe. Literatura Pra Quê? Santa Catarina: Editora Letras Contemporâneas, 1996.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

THIONG´O, Ngugi Wa. Writers in politics: Essays. London: Heinemann Educational Books, 1981.

TRINDADE, Solano. Cantares ao meu povo. São Paulo: Fulgor, 1961.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

SANTOS, L. R. R. Leitura como prática social ensino: enveredando pelos Canto dos Palmares, de Solano Trindade. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 6, n. 11, p. 61–78, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/19421. Acesso em: 28 abr. 2024.